Xinhua - A China e a Rússia prometeram fortalecer a estabilidade estratégica global contemporânea em uma declaração conjunta assinada pelo presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Reconhecendo que a segurança internacional atual está enfrentando sérios desafios, a China e a Rússia pretendem aprofundar a confiança mútua estratégica e fortalecer a coordenação estratégica para salvaguardar firmemente a estabilidade estratégica global e regional, segundo a declaração conjunta.
A China e a Rússia apontam com alarme as ações extremamente perigosas de certos países, que, devido a seus próprios benefícios geopolíticos e até comerciais, destroem ou ajustam o existente sistema de controle de armamentos e não proliferação de armas de destruição em massa para suas necessidades, diz a declaração.
Ambos os lados pediram a promoção ativa dos três pilares - desarmamento nuclear, não proliferação de armas nucleares e uso pacífico de energia nuclear.
Os dois lados reafirmaram seu compromisso inabalável com a implementação incondicional do Plano de Ação Abrangente Conjunto sobre a questão nuclear iraniana e declararam sua rejeição às sanções unilaterais dos Estados Unidos contra o Irã, segundo o documento.
A China e a Rússia também prometeram promover o multilateralismo e expressaram o compromisso para trabalhar conjuntamente para preservar o sistema de mecanismos internacionais sobre não proliferação e controle de armamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário