Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Como a Lava-Jato afetou o PIB? Novas evidências para o debate


<?XML:NAMESPACE PREFIX = "[default] http://www.w3.org/2000/svg" NS = "http://www.w3.org/2000/svg" />

O economista Bráulio Borges aponta como como a Lava-Jato afetou o PIB; "no caso do PIB, choques positivos de notícias de corrupção reduziram o PIB per capita em cerca de 3% em um horizonte de dois anos. E esses impactos são maiores em economias emergentes e em desenvolvimento"

13 de Junho de 2019 às 12:04

247 - Em artigo, o economista Bráulio Borges aponta como como a Lava-Jato afetou o PIB. "Há muita controvérsia sobre qual seria o impacto da Operação Lava-Jato (LJ daqui em diante) sobre o desempenho do PIB brasileiro: alguns analistas apontam que seus impactos seriam altamente negativos (15% do PIB segundo alguns) e outros sugerem exatamente o oposto ("não fosse a LJ, a recessão seria ainda pior" ou coisa do tipo). Como quase tudo no Brasil nos últimos anos, tem havido enorme politização em torno desse assunto (inclusive dentre economistas) e tem faltado uma avaliação mais objetiva e imparcial desses possíveis impactos".

PUBLICIDADE

"No caso do PIB, os autores identificaram, a partir da estimação de vários modelos em painel e com diversos controles, que, em média, choques positivos de notícias de corrupção reduziram o PIB per capita em cerca de 3% em um horizonte de dois anos. E esses impactos são maiores em economias emergentes e em desenvolvimento".

"É importante ressaltar que este texto não representa um posicionamento contrário ao combate à corrupção – que deve ser permanente, justamente para evitar que a emergência de escândalos de proporções expressivas possa eventualmente desestabilizar a economia e mesmo a sociedade. A ausência de um combate mais efetivo à chamada “grande corrupção” no Brasil até o início da década atual (quando a Lei da Ficha Limpa foi aprovada, bem como a Lei de Acesso à Informação, além da Lei Anticorrupção, já em 2013) acabou gerando um acúmulo enorme de “sujeira embaixo do tapete”, que vem de longa data – e cuja limpeza pode acabar nos levando a um equilíbrio político pior (e não melhor) do que o anterior, que já era sub-ótimo".

Leia a íntegra do artigo no GGN.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/396602/Como-a-Lava-Jato-afetou-o-PIB-Novas-evid%C3%AAncias-para-o-debate.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário