quarta-feira, 27 de maio de 2015

Comunicação Empresarial em Blogs Corporativos

A internet vem se destacando como elemento transformador da maneira como a comunicação é feita. Nela, os blogs corporativos surgem como uma das novas ferramentas que podem ser adotadas pelo marketing para se relacionar com os seus públicos, de uma maneira direta e transparente. Metade da audiência mundial da internet já é formada por leitores de blogs. Só no Brasil são mais de 10 milhões de visitantes por mês, segundo o Ibope/NetRatings. De simples leitores, receptores de mensagens, ou seja, o ponto final da comunicação, esses milhões de pessoas estão descobrindo que podem ser os emissores da mensagem e, até mesmo, receptores ativos. Todo este potencial econômico não tem sido ignorado pelas grandes empresas. Reconhecendo que o perfil dos clientes tem mudado ao longo dos anos e que as novas tecnologias tornam o consumidor mais exigente, muitas empresas têm buscado meios inovadores para fidelizar e atrair os clientes. O cliente de hoje, utilizando-se destas modernas ferramentas tecnológicas, cria um relacionamento mais significativo com a empresa, na medida em que possui maiores oportunidades de opinar, criticar, elogiar, compartilhar e analisar a empresa que lhe presta um produto ou serviço, participando e/ou influenciando ativamente todas as etapas do processo de marketing. A facilidade do acesso à informação na era digital transformou o cliente, tornando-o mais exigente, demandando ser tratado com cada vez mais respeito, dignidade, personalização de atendimento e transparência de informação. Assim, o blog também pode tornar-se um problema quando a empresa não conhece bem a ferramenta. A transparência, o diálogo e o relacionamento aberto necessitam, de fato, ser as reais intenções de uma empresa que deseja utilizar um blog tornando-o um excelente instrumento de relacionamento com o cliente, fidelização e de marketing. Ao criar um blog corporativo a empresa precisa principalmente ter ciência de que acaba de abrir um espaço para que os clientes se comuniquem com ela e que deve estar disposta a ouvir o que os clientes tem a dizer, especialmente se for algo negativo, e a buscar soluções. A falta de planejamento, o desconhecimento das oportunidades da ferramenta, o não-monitoramento e a ausência de criatividade podem provocar um desperdício de esforços e danos ao relacionamento com os clientes e à imagem da empresa. Essas novas tecnologias tem potencializado a capacidade de influência dos stakeholders forçando empresas a utilizarem a comunicação empresarial em canais digitais a fim de protegerem a reputação da companhia e construírem identidade de marca dessa forma permanecendo competitivas e colhendo recompensas financeiras. A partir do momento em que os blogs corporativos ganham cada vez mais espaço no ambiente virtual, em virtude de suas inúmeras vantagens nas formas de interação com o público, podem ser considerados uma forte ferramenta de Comunicação Empresarial, fortalecendo a imagem institucional da organização e representando um canal de relacionamento direto com os públicos da empresa. fonte: Ações Básicas de Comunicação Empresarial na Internet - Estudo de caso: Blog Corporativo da Petrobras S.A.. Monografia defendida em 08/05/2015 pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Autoria de Jacimara Pereira de Souza.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela partilha. Cada vez tenho mais certezas de que os blogs corporativos são uma excelente forma das empresas se aproximarem dos seus clientes. Parabéns!

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