Brasília, 6 jun (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, convidou nesta segunda-feira o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, a visitar o Brasil antes de sua posse, informou o assessor para Relações Internacionais da Presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia.
Segundo Garcia, Dilma aproveitou a conversa telefônica que teve nesta segunda-feira com o nacionalista peruano para cumprimentá-lo por sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais do domingo e para reafirmar a disposição do Brasil de continuar colaborando com o Peru.
"Foi uma conversa positiva na qual ambos manifestaram que estão dispostos a trabalhar para aumentar a colaboração bilateral e que a presidente aproveitou para convidar Humala a uma reunião em Brasília antes que assuma seu mandato", afirmou Garcia a jornalistas.
Segundo o assessor, o presidente eleito do Peru manifestou sua disposição a visitar Brasília, mas esclareceu que ainda tem que definir sua agenda após sua vitória nas eleições.
Segundo a última pesquisa oficial, com 88,3% dos votos apurados, Ollanta Humala obtém 51,2%, frente 48,7% de Keiko Fujimori, com quem disputou o segundo turno.
Garcia concedeu suas declarações no final da cerimônia de assinatura de acordos de cooperação entre Brasil e Venezuela durante a primeira visita oficial ao país do presidente venezuelano, Hugo Chávez, desde que Dilma sucedeu Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano.
Chávez aproveitou a mesma cerimônia para transmitir seus cumprimentos a Humala.
"Já foi confirmado o triunfo no Peru de Ollanta e desde aqui enviamos as felicitações", afirmou o chefe de Estado da Venezuela após admitir que não teve tempo de conversar com o peruano para felicitá-lo pessoalmente. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário