Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dilma convida Humala para visitar Brasil antes de posse

Brasília, 6 jun (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, convidou nesta segunda-feira o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, a visitar o Brasil antes de sua posse, informou o assessor para Relações Internacionais da Presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia.

Segundo Garcia, Dilma aproveitou a conversa telefônica que teve nesta segunda-feira com o nacionalista peruano para cumprimentá-lo por sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais do domingo e para reafirmar a disposição do Brasil de continuar colaborando com o Peru.

"Foi uma conversa positiva na qual ambos manifestaram que estão dispostos a trabalhar para aumentar a colaboração bilateral e que a presidente aproveitou para convidar Humala a uma reunião em Brasília antes que assuma seu mandato", afirmou Garcia a jornalistas.

Segundo o assessor, o presidente eleito do Peru manifestou sua disposição a visitar Brasília, mas esclareceu que ainda tem que definir sua agenda após sua vitória nas eleições.

Segundo a última pesquisa oficial, com 88,3% dos votos apurados, Ollanta Humala obtém 51,2%, frente 48,7% de Keiko Fujimori, com quem disputou o segundo turno.

Garcia concedeu suas declarações no final da cerimônia de assinatura de acordos de cooperação entre Brasil e Venezuela durante a primeira visita oficial ao país do presidente venezuelano, Hugo Chávez, desde que Dilma sucedeu Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano.

Chávez aproveitou a mesma cerimônia para transmitir seus cumprimentos a Humala.

"Já foi confirmado o triunfo no Peru de Ollanta e desde aqui enviamos as felicitações", afirmou o chefe de Estado da Venezuela após admitir que não teve tempo de conversar com o peruano para felicitá-lo pessoalmente. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário