Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

GOVERNO RECEBEU COM ALÍVIO MANUTENÇÃO DE SIGILO EM DELAÇÕES

© Ueslei Marcelino / Reuters 247 - O Palácio do Planalto ficou aliviado com a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em manter o sigilo das delações premiadas de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht, apesar de ter homologado o conteúdo dos depoimentos.
Segundo o jornalista Valdo Cruz, a avaliação de integrantes do governo Michel Temer é que, se o ideal era que as homologações fossem feitas somente após o novo relator da Lava Jato ser definido, a manutenção do sigilo evita novos dissabores, já que membros da cúpula governista, inclusive o próprio Temer, são citados nas delações.
A expectativa é que a megadelação da Odebrecht envolvam praticamente todos os partidos políticos, além de membros da cúpula governista. Apesar da manutenção do sigilo pelo STF, o planalto avalia que as delações ainda poderão fazer muitos estragos, já que mais cedo ou mais tarde elas serão tornadas públicas. A queda do sigilo, porém, dependerá em grande parte da Procuradoria Geral da República (PGR), que decidirá individualmente sobre cada caso.
A orientação, contudo, é que os integrantes do governo permaneçam em seus cargos, mesmo se forem citados. O temor é que caso os citados sejam demitidos, a cúpula governista acabe por ficar esvaziada , o que prejudicaria o andamento de projetos considerados prioritários em função da instabilidade que seria registrada na base. As exonerações nesta caso, aconteceriam mediante a existência de provas robustas contra os delatados.
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/277609/Governo-recebeu-com-al%C3%ADvio-manuten%C3%A7%C3%A3o-de-sigilo-em-dela%C3%A7%C3%B5es.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário