Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputam o 2º turno das eleições presidenciais.
Nesta quinta-feira (9) foram anunciados os novos levantamentos de intenção de votos para a corrida presidencial. Tanto Ibope quanto Datafolha mostraram empate técnico entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
A primeira pesquisa Ibope depois do 1º turno das eleições mostrou mudança no cenário eleitoral. Pela primeira vez, Aécio Neves surge à frente de Dilma Rousseff, candidata a reeleição. No entanto, na contagem de votos totais e de votos válidos, a disputa estaria dentro da margem de erro, configurando assim um empate técnico.
Aécio Neves teria 51% dos votos válidos, contra 49% de Dilma Rousseff - neste cenário não são contabilizados os votos em branco, nulo ou indecisos. Em votos totais, a disputa permanece empatada, mantendo a vantagem de Aécio em 2%: 46% a 44%.
A pesquisa mostrou que Aécio herda 64% dos votos de Marina Silva (PSB), terceira candidata mais votada no primeiro turno - Dilma ficaria com 18%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores durante os dias 7 e 8 de outubro.
Datafolha
Na pesquisa Datafolha, os números são rigorosamente os mesmos. Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Aécio e Dilma estariam empatados: o tucano com 46% contra 44% para a petista. Mantêm-se indecisos 6% dos ouvidos e os outros 4% votariam em nulo ou em branco.
Em votos válidos, excluídos brancos, nulos e indecisos, o empate permanece. Aécio Neves teria 51%, contra 49% de Dilma Rousseff. O Datafolha ouviu 2.879 eleitores durante os dias 8 e 9 de outubro, em 178 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário