domingo, 26 de outubro de 2014

Rollemberg é eleito governador no Distrito Federal

 

George Gianni/PSDB: O candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSB, Rodrigo Rollemberg, formalizou nesta terça-feira (14/10) o apoio ao candidato à Presidência da Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, na sede do PSDB, em Brasília.<br /> <br />Crédito: George Gianni/PSDB

Com 99% das urnas apuradas, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) é eleito o novo governador do Distrito Federal, com 55,67%, contra 44,33% de Jofran Frejat (PR). Votos brancos somam 2,54% e nulos, 9,20%. Com o resultado, Rollemberg foi o primeiro governador eleito no segundo turno

26 de Outubro de 2014 às 17:32

Com 99% das urnas apuradas, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) é eleito o novo governador do Distrito Federal, com 55,67%, contra 44,33% de Jofran Frejat (PR). Votos brancos somam 2,54% e nulos, 9,20%. Com apenas 12,59% de abstenções, índice considerado bem abaixo da média nacional, o eleitorado do DF compareceu às urnas para exercer sua cidadania.

A rápida apuração da Justiça Eleitoral no DF deu a Rollemberg o posto de primeiro governador eleito no segundo turno destas eleições.

Rollemberg assumiu a dianteira na disputa pelo governo do DF nas últimas semanas antes da votação do primeiro turno, após a renúncia da candidatura de José Roberto Arruda (PR), cuja candidatura foi impugnada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Na primeira rodada de votação, o senador do PSB atingiu 45,23% dos votos e disputou todo o segundo turno à frente nas pesquisas de intenção de voto.

A distância sobre Frejat diminuiu nos últimos dias da campanha, quando o PR intensificou suas ações com a divulgação da proposta de redução das tarifas de ônibus para R$1. Desvencilhando-se das tentativas de desconstrução de sua imagem, insistentemente associada ao governador Agnelo Queiroz (PT), derrotado no primeiro turno, Rollemberg chega ao final das eleições vitorioso.

A disputa inicial envolvia seis candidatos. Além de Rollemberg e Frejat, tentavam a eleição o atual governador Agnelo Queiroz (PT), Luiz Pitiman (PSDB), Toninho (PSOL) e Perci Marrara (PCO).

Trajetória política
Nascido no Rio de Janeiro em 13 de julho de 1959, Rodrigo Rollemberg veio para Brasília quando tinha 1 ano. Formou-se em história pela Universidade de Brasília (UnB) e está filiado ao PSB, desde 1985.

Eleito deputado distrital em 1995, assumiu a Secretaria de Turismo do governo de Cristovam Buarque no ano seguinte. Concorreu ao Buriti pela primeira vez em 2002. Em 2004, foi nomeado secretário nacional de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, no governo Lula. Rollemberg foi eleito deputado federal em 2006. Depois do primeiro mandato, se candidatou a senador em 2010 e também foi eleito.

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/158363/Rollemberg-é-eleito-governador-no-Distrito-Federal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário