quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Comunicado de Imprensa

 

O Projeto “Nós Fazemos a Diferença no Desenvolvimento Sustentável da Rota das Emoções”, realizado pela CARE Brasil, com financiamentos da União Europeia e parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, COGERH, e a prefeitura municipal de Camocim-CE, realizou nos dias 16 e 17 de outubro o “Curso em Gestão de Bacias Hidrográficas”.

O objetivo era proporcionar ao poder público e à sociedade civil organizada uma visão ampla acerca do gerenciamento participativo das águas, voltado ao atendimento dos usos múltiplos e o desenvolvimento sustentável, tendo seus princípios fundamentais regidos pelas leis nacional e estadual dos recursos hídricos.

A primeira etapa da atividade aconteceu no auditório da 4ª Crede de Camocim, das 8 às 12 e das 14 às 17h30. No total, são 30 horas de formação com abordagem dos seguintes temas: papel da bacia hidrográfica no desenvolvimento sustentável, legislação ambiental aplicada às bacias, Política Nacional de Recursos Hídricos, os conflitos de uso, uso do solo e recursos hídricos, a gestão das bacias e construindo comitês de bacias. A data da segunda etapa ainda será definida. O curso contou com 39 inscritos e foi ministrado por técnicos da COGERH.

“Acreditamos que um desenvolvimento sustentável perpassa pela qualidade do uso de nossos bens. Enquanto projeto queremos infundir no Poder Público e na Sociedade Civil discussões que não sabemos até que ponto são atendidas pelos seus planos de governos, o uso dos recursos hídricos e sua gestão é uma dessas pautas”, disse Gérson Felix, consultor pedagógico da CARE Brasil no Piauí.

O curso faz parte de mais uma ação do Projeto “Nós Fazemos a Diferença para o Desenvolvimento Sustentável da Rota das Emoções”, que busca potencializar a capacidade da gestão pública e social dos 14 municípios que compõem a Rota das Emoções para melhor responder as questões sociais, ambientais e econômicas da região – vinculadas ao desenvolvimento do turismo regional sustentável.

Sobre a CARE Brasil – A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. A CARE Brasil se concentra no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Goiás). Atua, ainda, na resposta e redução de risco de desastres, com projetos na Região Serrana do Rio de Janeiro, e em Francisco Morato, em São Paulo.

A CARE Brasil faz parte da rede CARE Internacional. Com atuação em 87 países, a CARE apoiou, em 2013, mais de 97 milhões de pessoas, melhorando a saúde básica e a educação, combatendo a fome, desenvolvendo o acesso à água potável e saneamento, expandindo oportunidades econômicas, combatendo as mudanças climáticas e atuando na recuperação de desastres. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.

Dr. Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário