Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CICLOTURITAS COLOMBIANOS PASSAM PELA PRAIA DO PREÁ NO CEARÁ.

 

clip_image002

Cruz. Nesta segunda feira, 09 de abril, estiveram visitando a Praia do Preá três cicloturistas sendo dois colombianos de Bogotá: Wilson Rojas Castiblanco e Ruben Baquero Sabecdra e o brasileiro de Brasília Saulo Correa. Ruben Baquero partiu de Bogotá dia 8 de janeiro de 2011. Wilson saiu de Bogotá dia 26 de outubro de 2011 e Saulo partiu de Brasília em janeiro de 2012.

clip_image004

Os três cicloturistas se encontraram no Maranhão e passaram a caminhar juntos. Já visitaram os estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão e Ceará. Da Praia do Preá seguiram com destino à Fortaleza, Mossoró, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador. O objetivo da viagem é percorrer dez países da América do Sul. Durante a viagem eles fazem palestras, coleta de lixo e participam de pedaladas com outros ciclistas com a finalidade de mostrar que a bicicleta é um meio de transporte ecológico, econômico e barato. Não tem patrocinadores, pois todas as despesas são por conta dos próprios cicloturistas. Chegaram à Praia do Preá um dia após a realização da 2º Trilha de Bike do Preá que foi realizada domingo, 8, do Preá para Cruz com a participação de 40 ciclistas. Em conversa com a nossa reportagem os cicloturistas disseram que pretendem fazer este percurso de viagem pela América do Sul em três anos. São identificados como Promotores Ambientais com o tema Econciencia.

A Praia do Preá tem sido um corredor preferido pelos cicloturistas. Em 2009, passou pela Praia o cicloturista Valdo da Bike de Joinvile, Santa Catarina, que tinha como objetivo dá uma volta ao mundo Pedalando pela Paz, mas faleceu durante a viagem na fronteira do México com os Estados Unidos em 24 de fevereiro de 2010 na comunidade de Jesus Maria José após ter pedalado 11.700 km.

PROJETO PEDALANDO PELO NORDESTE

Em Abril de 2010, foi a vez dos cicloturistas de Recife: João Juvêncio de Almeida, João Pereira e Marco Oliveira, com o projeto Pedalando pelo Nordeste. Um trecho do relato dos cicloturistas: “Queridos amigos, estamos no 7º dia de pedalada e já ultrapassamos os 600 km, estamos em Parnaíba/PI. Chegamos ontem e fizemos um tur pela cidade e estou impressionado pela beleza da região, dunas, praias, lagos e o Delta do Parnaíba. Eu e Joaozito pedalamos hoje até o Maranhão. Foram só 50km, mas a chuva não cooperou muito, Marco não pedalou hoje porque não estava se sentindo muito bem e resolveu ir de carro, conhecemos algumas cidades pequenas, a maior foi Tutoia/MA. Em um pequeno espaço desse município tem lagoas, mangue, praia e o começo dos Lençóis Maranhenses, voltamos para Parnaíba de carro e amanhã vamos explorar mais a região que como eu disse é belíssima, voltaremos amanha a noite de ônibus para fortaleza e na 4ª feira pegamos o voo de volta para Recife. Graças a Deus completei o PROJETO PEDALANDO PELO NORDESTE que era pedalar algumas cidades dos 9 estados do Nordeste. Quero agradecer a todos pela força e o incentivo. Um grande abraço para todos”.

clip_image006

Em março de 2010, o colombiano Diego Andrés Ramirez Aragón também visitou a Praia do Preá passando por Jericoacoara. Muitos outros cicloturistas anônimos têm sido vistos passando por esta localidade. Semana passada mais três cicloturistas passaram pelo Preá.

2º RALLY DAS BIKES DA PRAIA DO PREÁ

clip_image008

Cruz. Dia 8 de abril, foi realizado o 2º Rally das Bikes da Praia do Preá com destino à cidade de Cruz fazendo um percurso de 72 km, ida e volta. Participaram do Rally cerca de 40 ciclistas adolescentes e jovens, além dos carros de apoio. Saíram do Preá às 8 h e chegaram à cidade de Cruz ao meio dia com várias paradas durante a viagem com retorno às 17 h.

São três os Rally que estão sendo realizados anualmente na Praia do Preá. O Rally de Motos, que este ano, terá como destino a Praia de Flexeiras no Município de Trairi. O Rally de Moto Feminino que ainda não foi realizado este ano e o Rally das Bikes dos Jovens do Preá.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário