Páginas

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Professor tem trabalho selecionado por Sobral em Congresso Internacional


Com um trabalho intitulado "Repercussão do programa qualidade de vida na saúde dos trabalhadores", o profissional de Educação Física Carlos Eduardo Tabosa Lopes (CREF Nº 4357-G/CE), foi selecionado para representar o município de Sobral e o estado do Ceará no 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho e no 8º Congresso Internacional do Stress ISMA-BR, que acontece entre os dias 24 e 26 de junho deste ano.
Na condição de apresentação oral, o professor Carlos Eduardo Tabosa Lopes, que é egresso da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Residente e Especializando em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Especializando em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura - ABA, docente do Curso de Educação Física da UVA, através do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú - IVA, atua como Terapeuta Complementar na Clínica Dr. Xavier e ministra cursos na área no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, integrará um seleto grupo de autores que fará apresentação de suas experiências exitosas, contribuindo para a melhoria da Saúde dos Trabalhadores e para o redimensionamento dos olhares da comunidade científica para as experiências desenvolvidas em Sobral nesta área.
O 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho trará ao Brasil nomes como o Dr. Michael Leiter, Ph.D., diretor do Center for Organizational Research and Development e professor de psicologia da University of Acadia (Canadá), Dr. Brian Oldenburg, Ph.D., presidente da International Public Health e professor da Universidade de Monash, na Austrália e o Dr. Neil Schneiderman, Ph.D., (EUA), professor da University of Miami, um dos primeiros presidentes da Sociedade Internacional de Medicina Comportamental, além de fundador e editor do Jornal Internacional de Medicina Comportamental.
A International Stress Management Association (ISMA) iniciou, nos Estados Unidos, em 1973, sob a liderança do médico Edmund Jacobson e dos psicólogos F. J. McGuigan e Marigold Edwards. Primeiro se chamou Associação para o Avanço do Controle da Tensão, integrando disciplinas como audiologia, comunicação, educação física, fisioterapia, medicina, odontologia e psicologia, um universo de atuação que tem crescido e se adequado às novas realidades da sociedade.
A missão, traçada por seus precursores e seguida até hoje, é a de facilitar a aquisição e a disseminação do conhecimento científico sobre o gerenciamento da tensão. Outra proposta da ISMA é contribuir na orientação das aplicações tecnológicas para o diagnóstico e tratamento do stress. Visando beneficiar a sociedade como um todo, a Associação se empenha em estimular os profissionais da área e o público em geral a utilizar apenas as técnicas de relaxamento que preencham critérios científicos e tenham validação clínica.
Para viabilizar sua proposta, a ISMA deu início às suas reuniões anuais em 1974, em Chicago. Quatro anos após, a Associação já contava com representação na Europa, assumindo caráter internacional. Passou a denominar-se Associação Internacional de Controle do Stress e da Tensão e mais tarde assumiu seu nome atual: International Stress Management Association (ISMA).
Em 1979, a ISMA realizou sua primeira conferência internacional em Londres. Esse importante passo ganhou novo impulso com a criação do periódico oficial da ISMA, o "International Journal of Stress Management", publicado trimestralmente desde 1994. O web site da ISMA iniciou em 1998, editado pela secretária-tesoureira. Desde então, as filiais da ISMA têm criado o seu próprio site para divulgar as suas informações, no Brasil o endereço é www.ismabrasil.com.br .
Atualmente, a ISMA está representada em 12 países: Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Inglaterra, Japão, Rússia e, mais recentemente, Brasil, sendo a mais antiga associação para o gerenciamento do stress e ainda a única com caráter internacional.
Seu objetivo continua inalterado desde sua criação: contribuir para a redução de doenças decorrentes do stress, colaborando para uma melhor qualidade de vida em todo o mundo.
Os temas selecionados para o Congresso de 2008 atendem a uma demanda atual. Este debate envolverá, além de experiências e pesquisas na área, a discussão do peso da responsabilidade social deste processo e Sobral estará bem representada.
_______________________
Serviço:
Clínica Dr. Xavier
(88) 3611-0981

Nenhum comentário:

Postar um comentário