Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

79% dos chilenos decidem enterrar Constituição de Pinochet e povo lota as ruas para comemorar

De acordo com o primeiro boletim parcial dos Serviço Eleitoral do Chile, com mais de 77% das urnas apuradas, 78,97% dos votos aprovaram a nova Constituição. A maioria esmagadora do eleitorado votou na opção "apruebo", enterrando a atual Constituição do ditador Augusto Pinochet

25 de outubro de 2020, 22:31 h Atualizado em 26 de outubro de 2020, 04:25

(Foto: Reprodução)

 

247 - De acordo com informações da TelSur, 78% dos chilenos decidiram em plebiscito aprovar a uma nova Constituição no país, enterrando a herança de Augusto Pinochet. Esta era uma das principais reivindicações dos protestos que tomaram conta do país no ano passado.

A votação se encerrou às 20h deste domingo (25). A jornada, que durou 12 horas devido às medidas sanitárias para evitar o contágio de covid-19, contou com a participação recorde da população, que formava longas filas.

Pouco depois do fim da votação, uma multidão tomou as ruas para acompanhar e comemorar o resultado. Na capital, Santiago, milhares de pessoas tomaram a Praça Itália para comemorar o resultado.

por taboola

Links promovidos

Você pode gostar

União Africana elogia China por sua 'verdadeira amizade' com o continente

Super barato e pequeno aparelho auditivo revolucionaAmplifier

Chile terá Constituição Democrática e Constituinte exclusiva - Emir Sader

“Tive experiências desagradáveis com diretores", afirma a atriz Dira Paes sobre assédio

O regimento aprovado neste domingo (25) diz que os chilenos devem escolher os integrantes da comissão constituinte. Depois que o novo texto for debatido e aprovado por esse grupo, outro plebiscito vai decidir se o Chile adotará ou não a nova Constituição.

Em pronunciamento, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, elogiou o processo eleitoral. "Estou profundamente grato a todos os chilenos que hoje expressaram livremente sua vontade por meio das urnas para escolher a opção de uma nova Constituição elaborada por meio de uma Convenção Constituinte", disse Piñera.

Nathália Urban

@UrbanNathalia

O povo do Chile comemora que os votos pró-mudança têm grande liderança na apuração. A América Latina vibra junto com os chilenos, pois a vitória de um é a vitória de todxs! Parabéns ao povo chileno, e obrigada por tudo, SEMPRE!

10:03 PM · 25 de out de 2020

2,9 mil

505 pessoas estão tweetando sobre isso

Partido Comunista de Chile

@PCdeChile

Adiós General ¡Que viva el pueblo! Nuestro abrazo al heroico pueblo de Chile en esta gran victoria. #AprueboGanaHoy #PlebiscitoChile #ChileDespertó

Imagem

9:23 PM · 25 de out de 2020

4,4 mil

1,5 mil pessoas estão tweetando sobre isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário