Federação diz que PF não será o ‘braço armado’ de Temer contra protestos
Fenapef apoia caminhoneiros em nota
Nota sinaliza com desrespeito ao Planalto
Polícia Federal não é “polícia de governo”
Para a Federação Nacional dos Policiais Federais, caminhoneiros exercem "pressão legítima"Antonio Cruz/Agência Brasil
Poder360
27.maio.2018 (domingo) - 22h21
atualizado: 27.maio.2018 (domingo) - 22h26
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou na noite deste domingo (27.mai.2018) uma nota de apoio ao movimento de protestos de caminhoneiros, que paralisa o país há uma semana.
Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail
A PF é uma das forças de segurança que teria de ser usada para desobstruir estradas. O trecho mais forte do documento sugere uma insurreição da PF contra determinação do presidente da República: “As entidades representativas sindicais dos policiais federais manifestam seu apoio ao movimento dos caminhoneiros, ocasião em que reafirmam seu compromisso de defender o povo brasileiro e de jamais funcionar como polícia de governo ou um braço armado contra os manifestantes“.
Em seu documento (íntegra) a Fenapef começa afirmando que recebeu apoio de caminhoneiros em 11 de junho de 2017, quando essa categoria manifestou suporte ao combate à corrupção no país.
A nota diz que há no Brasil uma “absurda política de aumento de combustíveis implementada pelo governo federal”. Prossegue afirmando que a “luta dos caminhoneiros também representa a vontade de todos os brasileiros”.
Para a Fenapef, “uma vez preservados os atendimentos básicos da sociedade, desde hospitais até instituições de segurança pública, o movimento [dos caminhoneiros] exerce legítima pressão por mudanças e estará́ longe de ser considerado pela sociedade como irresponsável e/ou fora de controle”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário