terça-feira, 31 de outubro de 2017

19ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CBH-ACARAÚ EM SOBRAL


clip_image002

Plenária

Cruz. Aconteceu, na manhã desta terça-feira, 31, no Auditório do Sistema Integrado de Saneamento e Abastecimento Rural - SISAR, em Sobral, a 19ª Reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú – CBH-Acaraú, tendo na pauta da reunião o Acompanhamento do Monitoramento do Vale do Acaraú, Formação da Comissão de Operação do Vale e Alocação do

Açude Taquara.

. clip_image004

Dr. Lima - FAC

Participaram da reunião, membros do CBH-Acaraú constituídos por representantes dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal, Usuários de Água e representantes da Sociedade Civil.

Outras autoridades se fizeram presentes: Márcia Caldas da SRH; Dayane Andrade da COGER-Sobral; Dr. Carlos Matos da Assessoria Jurídica da COGERH; Diretor de Planejamento da COGERH Dr. Elano; O Gerente da COGER-Sobral Bartolomeu Almeida, Clara da COGERH, Seu Raimundo do DIBAU e Iraceuma

Da ADAGRE.

clip_image006

Zé Maria – Caritas - Sobral

O Presidente do CBH-Acaraú João Marcelo de Andrade Alves fez a abertura da reunião e colocou a pauta em discursão.

Dr. Carlos esclareceu sobre a Ação Judicial que a Prefeitura de Santa Quitéria tinha movido contra a decisão do Comitê de Bacia, ao sentir-se prejudicada, em não ter reduzido a vasão do Açude Edson Queiroz de 1.500l/s para 900l/s, mas, o Juiz de Primeira Instância da Comarca de Santa Quitéria optou por determinar que a vasão fosse reduzida para 750l/s. O Comitê de Bacia sentiu-se desrespeitado pela decisão do Meritíssimo e decidiu por apresentar uma Moção de Repúdio a esta atitude da Prefeitura e do Juiz.

clip_image008

Dr. Carlos Matos

Uma audiência de conciliação foi realizada na tentativa de encontrar uma solução, mas, não houve acordo.

Iraceuma, da ADAGRE, falou sobre a Campanha de Vacina Contra a Febre Aftosa e conclamou a todos os criadores para que vacinassem seus rebanhos, dada a importância econômica de se ter o rebanho livre de Febre Aftosa.

A Liderança indígena Tabajara da Serra das Matas, Município de Monsenhor Tabosa, Lusia Nascimento de Melo – Lusia Canuto – falando a nossa reportagem, relatou sobre os costumes e rituais praticados pelos indígenas e que havia um lugar denominado de Terreiro Sagrado onde era praticado todos os rituais. Informou que o seu pai Cacique Zé Canuto havia falecido e o filho Chico Canuto havia sido escolhido para o Cacique da etnia e ela ficou como Liderança Geral.

clip_image010

Bartolomeu – Adauto – Gentil – Dr. Lima

Informou que a aldeia tem seus professores todos indígenas e com curso superior. Também o Agente de Saúde e o Agente de Saneamento é são indígenas.

Dr. Lima

Membro do CBH-Acaraú

Presidente da FAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário