
© AP Photo / Gerald Herbert
As
declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre armas nucleares
podem provocar uma escalada global, e os testes nucleares podem violar o
Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em
inglês), disse à Sputnik a Coalizão Belga Contra as Armas Nucleares.
Os representantes da coalizão acreditam que a retomada dos testes nucleares pelos EUA ou por qualquer outra potência nuclear seria uma violação dos compromissos assumidos sob vários tratados, em particular o CTBT, que os americanos assinaram, mas não ratificaram.
"Nossa coalizão recebeu as declarações de Donald Trump
Os observadores belgas demonstraram
Em 30 de outubro, Trump anunciou que havia ordenado a retomada dos testes nucleares do país. Segundo ele, a decisão busca garantir "igualdade de condições" com outras nações que supostamente
mantêm programas ativos de testes atômicos. Em sua conta no Truth
Social, Trump acrescentou que o processo começará imediamente.
Nesta terça-feira (11) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a Rússia responderá se uma das potências nucleares realizar testes nucleares.
Em 5 de novembro, o presidente russo, Vladimir Putin, realizou uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, durante a qual reafirmou o compromisso do país com o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.
Na ocasião, o ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, avaliou como razoável que a Rússia inicie preparações urgentes para testes nucleares no Ártico. Putin, por sua vez, determinou a coleta de informações e a apresentação de propostas sobre o possível início dos trabalhos de preparação para testes de armas nucleares.
Fonte: https://noticiabrasil.net.br/20251113/intencoes-dos-eua-sobre-armas-nucleares-podem-provocar-efeito-cascata-no-mundo-dizem-analistas-45154417.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário