Análise é de Gilian Tett, escritora e jornalista

247 - A estratégia de negociações comerciais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe de ministros diante do tarifaço dos Estados Unidos, agora em grande parte revertido, vem rendendo elogios na imprensa internacional. O jornal britânico Financial Times, de Londres, publicou nesta sexta-feira (28) um artigo da escritora e jornalista Gilian Tett, em que ela avalia a estratégia de Brasília como um grande sucesso.
Segundo Tett, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "respondeu de forma desafiadora às intimidações — o que elevou sua popularidade interna — e saiu em defesa dos tribunais", alvo de Donald Trump por conta da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a mais de 27 anos no caso da trama golpista.
Tett faz três conclusões principais diante do recuo de Trump. A primeira é que a Casa Branca está "mais nervosa" com as pressões inflacionárias nos EUA, geradas pelo próprio tarifaço contra o Brasil. A segunda lição é que "intimidadores muitas vezes recuam diante da força", demonstrada pelo presidente Lula e a equipe de negociadores diplomáticos. A terceira: "vale a pena distinguir entre táticas e objetivos ao observar a Casa Branca. Isso pode não parecer óbvio, já que Trump frequentemente parece carecer de uma estratégia clara".
A articulista também classifica as negociações comerciais com Trump como um exemplo do que chamou de “TACO trade”. A expressão — que, em tradução livre, significa “Trump sempre amarela” — é usada por críticos da política tarifária do atual presidente dos Estados Unidos para descrever sua postura frequentemente hostil, mas marcada por recuos e oscilações.
Artigos Relacionados
Fonte: https://www.brasil247.com/midia/lula-recebe-elogios-do-financial-times-por-driblar-tarifaco-de-trump-e-mostrar-forca





Nenhum comentário:
Postar um comentário