Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

PF diz ao STF que Bolsonaro cometeu incitação ao crime


Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  participa de Cerimônia de Liberação de Recursos para Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Relatório da Polícia Federal (PF) afirma que o presidente do Brasil estimulou espectadores a não adotar normas sanitárias estipuladas pelo próprio governo.

A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro cometeu incitação ao crime ao associar a vacina contra a COVID-19 ao risco de desenvolver Aids. Pelo Código Penal, incitação ao crime pode dar até seis meses de prisão.

A relação feita pelo presidente, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é falsa.

Bolsonaro fez a associação falaciosa entre vacina contra o coronavírus e risco de desenvolver Aids em uma transmissão ao vivo em suas nas redes sociais no dia 22 de outubro de 2021, escreve o portal G1.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, gesticula durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, em 8 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022

Propagação e combate à COVID-19

China rebate Bolsonaro sobre eficácia de vacina com dados da COVID-19 no Brasil: 'Acima de dúvidas'

10 de agosto, 12:01

No relatório enviado ao STF, a PF escreveu que a conduta de Bolsonaro levou as pessoas a descumprir normas sanitárias estabelecidas pelo próprio governo.

Para a PF, o presidente "disseminou, de forma livre, voluntária e consciente, informações que não correspondiam ao texto original de sua fonte, provocando potencialmente alarma de perigo inexistente aos espectadores".

A Polícia Federal ainda indicou que pode haver conexão entre o inquérito da falsa associação entre vacina da COVID-19 e risco de pegar Aids com o inquérito que apura se o presidente vazou informações sigilosas com o objetivo de distorcer informações e desacreditar as urnas eletrônicas.

Na transmissão de outubro de 2022, Bolsonaro disse que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a COVID-19 estariam desenvolvendo Aids (doença causada pelo HIV) "muito mais rápido que o previsto".

 Люди в защитных масках в автобусе в Белграде, Сербия, - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022

Sociedade e cotidiano

Novos estudos descartam versão de que o vírus da COVID-19 foi criado em laboratório

27 de julho, 00:06

Fonte: https://sputniknewsbrasil.com.br/20220817/pf-diz-ao-stf-que-bolsonaro-cometeu-incitacao-ao-crime-24251063.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário