Páginas

sábado, 20 de agosto de 2022

Bolsonaro é alvo de novo pedido de impeachment por declarações sobre 7 de Setembro


O presidente Jair Bolsonaro (à frente) na Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022

© Foto / Isac Nóbrega / Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição no pleito de outubro deste ano, virou alvo de mais um pedido de impeachment no Congresso Nacional em razão da mobilização de atos na data cívica do 7 de Setembro, quando se celebra o bicentenário da Independência.

O novo pedido de impeachment foi protocolado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria no Senado Federal, nesta sexta-feira (19) e denuncia os pronunciamentos de Bolsonaro a respeito dos atos do 7 de Setembro, sobre pretender participar e sobre convocar seus correligionários a irem para as ruas. A oposição critica o uso da data para fins eleitorais e para o acirramento dos ânimos.

"Pode ter certeza que no próximo 7 de setembro vamos todos às ruas pela última vez. Comemorar, num primeiro momento, a nossa independência e, num segundo momento, a garantia da nossa liberdade", disse Bolsonaro na última terça-feira (16), em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Para o parlamentar, Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade previstos na Constituição Federal ao usar sua condição de "comandante supremo das Forças Armadas para cancelar o desfile militar no centro do Rio de Janeiro e utilizar as Forças Armadas para realização de manobras militares onde seus apoiadores realizarão atos antidemocráticos (Copacabana) incentivando membros de instituições militares a violarem o ordenamento jurídico, atentando contra a democracia".

"As declarações de Bolsonaro constituem os crimes de responsabilidade de servir-se das autoridades sob sua subordinação imediata para praticar abuso do poder e de incitar militares à desobediência à lei ou infração à disciplina", destaca Prates.

Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  participa de Cerimônia de Liberação de Recursos para Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento à COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022

Notícias do Brasil

PF diz ao STF que Bolsonaro cometeu incitação ao crime

17 de agosto, 20:10

Atualmente, 148 pedidos de impeachment estão protocolados na Câmara dos Deputados e dependem de um parecer do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para terem prosseguimento. Aliado de Bolsonaro, Lira deve mantê-los engavetados até o fim do mandato.

Esse é o quarto pedido de impeachment apresentado por Prates nos últimos dois meses. O líder da Minoria já declarou que pretende apresentar novos pedidos sempre que Bolsonaro atentar contra a Constituição, mesmo sabendo que Lira não vai dar prosseguimento a eles.

"É necessário documentar os atos inconstitucionais e que atentam contra a democracia de Bolsonaro, mesmo que Arthur Lira não dê andamento a eles. Em algum momento, Bolsonaro e o presidente da Câmara vão ter que responder sobre isso, seja junto aos tribunais ou diante da história", disse o senador.

Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022

Notícias do Brasil

Em posse, Alexandre de Moraes diz que TSE será 'implacável' contra fake news e práticas abusivas

16 de agosto, 20:59

Fonte: https://sputniknewsbrasil.com.br/20220819/bolsonaro-e-alvo-de-novo-pedido-de-impeachment-por-declaracoes-sobre-7-de-setembro-24290938.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário