Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Maduro lança campanha para resgatar reservas e avião venezuelano sequestrados


"Basta de abusos contra a Venezuela", disse ele

9 de agosto de 2022, 04:41 h Atualizado em 9 de agosto de 2022, 05:05

www.brasil247.com - Maduro Maduro (Foto: Manaure Quintero/REUTERS)

Sputnik – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (8) o lançamento de uma campanha internacional para resgatar as reservas de ouro e uma aeronave retidas no exterior em razão das sanções internacionais.

Durante cerimônia realizada com movimentos sociais, Maduro classificou como "sequestro" a retenção de um Boeing 747-300M da empresa aérea estatal Conviasa – que está sob sanções do Tesouro norte-americano – na Argentina por decisão dos Estados Unidos.

“Um avião que cumpria uma função fundamental na vida humanitária da Venezuela está descaradamente sequestrado na Argentina e pretendem roubá-lo de nós por ordem de um tribunal imperial no estado da Flórida”, disse Maduro.

O Departamento de Justiça dos EUA solicitou a retenção definitiva da aeronave, que está parada há 60 dias na Argentina. Os EUA alegam que o Boeing foi repassado pela empresa iraniana Mahan Air à Emtrasur, subsidiária da Conviasa, sem autorização de Washington.

Maduro pediu apoio do povo argentino pela devolução do avião e pelo retorno da tripulação que está detida no país - 14 venezuelanos e cinco iranianos. A aeronave carregava peças automotivas da Volkswagen e a Justiça proibiu os 19 tripulantes de deixarem o país.

O mandatário aproveitou para criticar a decisão do Tribunal Superior de Londres que manteve o ouro venezuelano depositado no Reino Unido sob o comando do ex-deputado oposicionista Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente em 2019.

"Vamos organizar uma grande campanha, da Venezuela, contra as sanções, contra a perseguição criminosa, pelo resgate do ouro em Londres e pelo resgate dos pilotos e do avião que sequestraram na Argentina. Não vamos deixar que nos roubem!", disse Maduro

"Não temos medo de sanções, agressão ou imperialismo norte-americano", reforçou.

Nicolás Maduro

@NicolasMaduro

·

Follow

En la lucha contra la persecución criminal tenemos dos prioridades: recuperar el Oro en Londres, el Avión de Conviasa que pretenden robarnos y a su tripulación secuestrada en Argentina. Nos causa profunda indignación este robo descarado. ¡Basta de abusos contra Venezuela!

11:18 PM · Aug 8, 2022

1.3K

Reply

Copy link to Tweet

Na luta contra a perseguição criminal temos duas prioridades: recuperar o Ouro em Londres, o Avião Conviasa que pretendem roubar de nós e de sua tripulação sequestrada na Argentina. Estamos profundamente indignados com este roubo descarado. Chega de abusos contra a Venezuela!

Nos cofres do Banco de Inglaterra se encontram guardadas 31 toneladas de ouro que pertencem à Venezuela, avaliadas em U$ 1 bilhão (R$ 5,18 bilhões).

Entre as estratégias de Caracas para seguir na luta para reaver o ouro tomado está a de apresentar cartas assinadas pela rainha Elizabeth II que comprovam o reconhecimento de Maduro como presidente legítimo da Venezuela.

Fonte: https://www.brasil247.com/americalatina/maduro-lanca-campanha-para-resgatar-reservas-e-aviao-venezuelano-sequestrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário