Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Trilhas digitais: como o FBI está identificando, rastreando e reunindo dissidentes


Por John W. Whitehead e Nisha Whitehead

***

“Os americanos merecem a liberdade de escolher uma vida sem vigilância e a regulamentação do governo que tornaria isso possível. Enquanto continuamos a acreditar no sentimento, tememos que em breve se torne obsoleto ou irrelevante. Merecemos essa liberdade, mas a janela para alcançá-la se estreita um pouco mais a cada dia. Se não agirmos agora, com grande urgência, pode muito bem fechar para sempre.” — Charlie Warzel e Stuart A. Thompson, New York Times

Publicado pela primeira vez em 17 de março de 2021

Databit por databit, estamos construindo nossos próprios campos de concentração eletrônicos.

Com cada nova peça inteligente de tecnologia inteligente que adquirimos, cada novo aplicativo que baixamos, cada nova foto ou postagem que compartilhamos on-line, estamos tornando muito mais fácil para o governo e seus parceiros corporativos identificar, rastrear e, eventualmente, nos cercar.

Santo ou pecador, não importa, porque estamos todos sendo arrastados para uma enorme rede de dados digitais que não distingue entre inocentes, suspeitos ou criminosos.

Isso é o que significa viver em uma sociedade suspeita.

Os esforços do governo para reunir aqueles que participaram dos distúrbios do Capitólio mostram exatamente como todos nós somos vulneráveis ​​à ameaça de um estado de vigilância que aspira a uma consciência divina de nossas vidas .

Baseando-se em selfies, postagens de mídia social, dados de localização , fotos com geotag, reconhecimento facial, câmeras de vigilância e crowdsourcing, os agentes do governo estão compilando um enorme acervo de dados sobre qualquer pessoa e todos que possam estar em qualquer lugar nas proximidades do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 .

A quantidade de informação digital é assombrosa: 15.000 horas de vigilância e filmagens de câmeras junto ao corpo; 1.600 aparelhos eletrônicos; 270.000 dicas de mídia digital ; pelo menos 140.000 fotos e vídeos; e cerca de 100.000 pings de localização para milhares de smartphones.

E isso é apenas o que sabemos.

Mais de 300 indivíduos de 40 estados já foram acusados ​​e outros 280 presos em conexão com os eventos de 6 de janeiro. Outros 500 ainda estão sendo caçados por agentes do governo.

Também estão incluídos neste conjunto de dados indivíduos que podem não ter nada a ver com os distúrbios, mas cujos dados de localização de telefones celulares os identificaram como estando no lugar errado na hora errada .

Esqueça sobre ser inocente até que se prove o contrário.

Em uma sociedade suspeita como a nossa, o ônus da prova foi invertido: agora, você começa culpado e tem que provar sua inocência.

Por exemplo, você nem precisava estar envolvido nos distúrbios do Capitólio para se qualificar para uma visita do FBI: os investigadores teriam rastreado - e questionado - qualquer pessoa cujos telefones celulares estivessem conectados a wi-fi ou torres de telefonia celular pingadas perto do local. Capitólio. Um homem, que tinha saído para passear com suas filhas apenas para acabar preso perto da multidão do Capitólio, na verdade teve agentes do FBI aparecendo em sua porta dias depois. Usando o Google Maps, os agentes conseguiram identificar exatamente onde estavam e por quanto tempo.

Todas as muitas ferramentas de investigação e vigilância assustadoras, calculistas e invasivas que o governo adquiriu ao longo dos anos estão em plena exibição agora nos esforços contínuos do FBI para levar os desordeiros à “justiça”.

Agentes do FBI estão combinando fotos com fotos de carteira de motorista; rastreamento de movimentos por meio de leitores de pedágio de placas; e ampliando as marcas de identificação física , como pintas, cicatrizes e tatuagens, bem como marcas, logotipos e símbolos em roupas e mochilas. Eles estão se debruçando sobre horas de segurança e filmagens de câmeras corporais; vasculhando postagens de mídia social; triangulação de dados de torres de celular e sinais WiFi; sobrepondo software de reconhecimento facial em camadas; e, em seguida , fazer referência cruzada de imagens com postagens públicas de mídia social.

Não é apenas o FBI na caça, no entanto.

Eles pediram a ajuda de grupos voluntários de cidadãos particulares, como Deep State Dogs , para colaborar no trabalho pesado. Como relata Dinah Voyles Pulver , uma vez que o Deep State Dogs localiza uma pessoa e confirma sua identidade, eles colocam um pacote com o nome da pessoa, endereço, número de telefone e várias imagens e o enviam para o FBI.

De acordo com o USA Today , o FBI está contando com o público americano e com ciberdetetives voluntários para ajudar a reforçar seus casos.

Isso leva os programas de delatores See Something, Say Something a um nível totalmente novo.

A lição a ser aprendida: Big Brother, Big Sister e todos os seus amigos estão observando você.

Eles veem cada movimento seu: o que você lê, quanto você gasta, onde você vai, com quem você interage, quando você acorda de manhã, o que você está assistindo na televisão e lendo na internet.

Cada movimento que você faz está sendo monitorado, extraído de dados, triturado e tabulado para formar uma imagem de quem você é, o que o motiva e a melhor forma de controlá-lo quando e se for necessário colocá-lo na linha.

Simplesmente curtir ou compartilhar este artigo no Facebook, retuitar no Twitter ou simplesmente lê-lo ou qualquer outro artigo relacionado a irregularidades do governo, vigilância, má conduta policial ou liberdades civis pode ser suficiente para categorizá-lo como um tipo específico de pessoa com tipos específicos de interesses que refletem um tipo específico de mentalidade que pode levá-lo a se envolver em um tipo específico de atividades e, portanto, coloca você na mira de uma investigação do governo como um potencial encrenqueiro também conhecido como extremista doméstico.

É provável que, como relata o Washington Post , você já tenha recebido uma pontuação de ameaça codificada por cores - verde, amarelo ou vermelho - para que a polícia seja avisada sobre sua inclinação potencial para ser um encrenqueiro, dependendo de você ter uma carreira na área. militar, postou um comentário considerado ameaçador no Facebook, sofre de uma condição médica específica ou conhece alguém que conhece alguém que pode ter cometido um crime.

Em outras palavras, você já pode estar sinalizado como potencialmente antigovernamental em um banco de dados do governo em algum lugar – Núcleo Principal , por exemplo – que identifica e rastreia indivíduos que não estão inclinados a marchar em sincronia com os ditames do estado policial.

O governo tem o know-how.

Levou dias, se não horas ou minutos, para o FBI iniciar o processo de identificação, rastreamento e captura dos suspeitos de fazer parte dos distúrbios do Capitólio.

Imagine a rapidez com que os agentes do governo poderiam atingir e reunir qualquer segmento da sociedade que quisessem com base nas trilhas digitais e pegadas digitais que deixamos para trás.

Claro, o governo tem trabalhado arduamente durante anos para adquirir esses poderes totalitários.

Muito antes dos distúrbios de 6 de janeiro, o FBI estava ocupado acumulando as ferramentas de vigilância necessárias para monitorar postagens nas mídias sociais, rastrear e identificar indivíduos usando sinais de telefone celular e tecnologia de reconhecimento facial e reunir “suspeitos” que possam ser de interesse do governo para um motivo ou outro.

Conforme relatado pelo The Intercept , o FBI, CIA, NSA e outras agências governamentais têm investido cada vez mais em tecnologias de vigilância corporativa que podem minerar discursos constitucionalmente protegidos em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram para identificar extremistas em potencial e prever quem pode se envolver em futuros atos de comportamento antigovernamental.

Tudo o que precisa são os dados, que mais de 90% dos jovens adultos e 65% dos adultos americanos estão felizes em fornecer.

Quando o governo vê tudo e sabe tudo e tem uma abundância de leis para tornar até mesmo o cidadão aparentemente mais íntegro um criminoso e infrator, então o velho ditado de que você não tem nada com que se preocupar se não tem mais nada a esconder se aplica.

Quanto à Quarta Emenda e suas proibições de buscas sem mandado e invasões de privacidade sem causa provável, essas salvaguardas se tornaram praticamente inúteis por decisões legislativas, justificativas judiciais e conluios corporativos.

Agora nos encontramos na posição nada invejável de ser monitorados, gerenciados e controlados por nossa tecnologia, que responde não a nós, mas ao nosso governo e governantes corporativos.

Considere que em qualquer dia, o americano médio que cuida de seus negócios diários será monitorado, vigiado, espionado e rastreado de mais de 20 maneiras diferentes, tanto pelos olhos e ouvidos do governo quanto das empresas. Um subproduto desta nova era em que vivemos, seja andando por uma loja, dirigindo seu carro, checando e-mails ou conversando com amigos e familiares ao telefone, você pode ter certeza de que alguma agência governamental, seja a NSA ou alguma outra entidade, está ouvindo e rastreando seu comportamento.

Isso nem começa a tocar nos rastreadores corporativos que monitoram suas compras, navegação na web, postagens em mídias sociais e outras atividades que ocorrem na esfera cibernética.

Por exemplo, a polícia tem usado dispositivos Stingray montados em suas viaturas para interceptar chamadas de celular e mensagens de texto sem mandados de busca emitidos pelo tribunal. Dispositivos de radar Doppler , que podem detectar a respiração humana e o movimento dentro de uma casa, já estão sendo empregados pela polícia para entregar mandados de prisão.

Leitores de placas de veículos, outro dispositivo de espionagem de aplicação da lei possibilitado por meio de financiamento do Departamento de Segurança Interna, podem registrar até 1.800 placas por minuto . Além disso, essas câmeras de vigilância também podem fotografar dentro de um carro em movimento . Os relatórios indicam que a Drug Enforcement Administration tem usado as câmeras em conjunto com o software de reconhecimento facial para construir um “banco de dados de vigilância veicular” dos carros, motoristas e passageiros do país.

Câmeras de calçada e “espaço público” , vendidas a comunidades ingênuas como um meio infalível de combater o crime, é mais um programa do DHS que está cobrindo pequenas e grandes cidades com câmeras de vigilância financiadas e monitoradas pelo governo. Tudo isso faz parte de uma parceria público-privada que dá aos funcionários do governo acesso a todos os tipos de câmeras de vigilância, nas calçadas, nos prédios, nos ônibus, até mesmo aquelas instaladas em propriedades privadas.

Junte essas câmeras de vigilância com reconhecimento facial e tecnologia de detecção de comportamento e você terá os ingredientes das câmeras “pré-crime” , que escaneiam seus maneirismos, comparam você a parâmetros predefinidos de comportamento “normal” e alertam a polícia se você acionar quaisquer alarmes computadorizados como sendo “suspeitos”.

As agências de aplicação da lei estaduais e federais estão pressionando para expandir seus bancos de dados biométricos e de DNA, exigindo que qualquer pessoa acusada de contravenção tenha seu DNA coletado e catalogado. No entanto, já existe tecnologia que permite ao governo coletar dados biométricos, como impressões digitais, à distância, sem a cooperação ou conhecimento de uma pessoa. Um sistema pode realmente escanear e identificar uma impressão digital a quase 6 metros de distância .

Os desenvolvedores estão trabalhando duro em uma arma de radar que pode realmente mostrar se você ou alguém em seu carro está enviando mensagens de texto . Outra tecnologia em desenvolvimento, apelidada de dispositivo “ textalyzer ”, permitiria à polícia determinar se alguém estava dirigindo distraído. Recusar-se a enviar o telefone para testes pode resultar em uma carteira de motorista suspensa ou revogada.

É uma aposta certa que qualquer coisa que o governo receba (e financie) com muito entusiasmo será um cavalo de Tróia cheio de surpresas desagradáveis ​​e invasivas.

Caso em questão: câmeras do corpo da polícia. Aclamadas como a solução fácil para os abusos da polícia, essas câmeras corporais – possibilitadas pelo financiamento do Departamento de Justiça – transformam policiais em câmeras de vigilância itinerantes. É claro que, se você tentar solicitar acesso a essa filmagem, será levado a uma perseguição divertida e cara por quilômetros de burocracia, lacaios burocráticos e tribunais inúteis.

A “internet das coisas” refere-se ao crescente número de aparelhos e dispositivos eletrônicos “inteligentes” agora conectados à internet e capazes de interagir uns com os outros e serem controlados remotamente. Estes variam de termostatos e cafeteiras a carros e TVs. Claro, há um preço a pagar por um controle e acesso tão fáceis. Esse preço equivale a abrir mão do controle final e do acesso à sua casa para o governo e seus parceiros corporativos. Por exemplo, enquanto as Smart TVs da Samsung são capazes de “ouvir” o que você diz , permitindo que os usuários controlem a TV usando comandos de voz, ela também grava tudo o que você diz e retransmite para terceiros, por exemplo, o governo.

Então, novamente, o governo realmente não precisa espionar você usando sua TV inteligente quando o FBI pode ativar remotamente o microfone do seu celular e gravar suas conversas . O FBI também pode fazer a mesma coisa com laptops sem que o proprietário saiba.

Os drones, que estão subindo em massa aos céus, são o ponto de convergência de todas as armas e tecnologias já disponíveis para as agências de aplicação da lei. Na verdade, os drones podem ouvir suas chamadas telefônicas, ver através das paredes de sua casa, escanear sua biometria, fotografá-lo e rastrear seus movimentos e até encurralá-lo com armas sofisticadas.

Todas essas tecnologias se somam a uma sociedade em que há pouco espaço para indiscrições, imperfeições ou atos de independência, especialmente quando o governo pode ouvir suas ligações telefônicas, monitorar seus hábitos de direção, rastrear seus movimentos, fiscalizar suas compras e espie pelas paredes de sua casa.

Essas trilhas digitais estão por toda parte.

Como explicam os jornalistas investigativos Charlie Warzel e Stuart A. Thompson : “Esses dados – coletados por aplicativos de smartphone e depois inseridos em um ecossistema de publicidade digital vertiginosamente complexo … clínicas de aborto ou locais de culto.

Em tal ecossistema de vigilância , somos todos suspeitos e bits de dados a serem rastreados, catalogados e direcionados.

Como Warzel e Thompson alertam :

“Pensar que a informação será usada contra indivíduos apenas se eles infringirem a lei é ingênuo; esses dados são coletados e permanecem vulneráveis ​​ao uso e abuso, quer as pessoas se reúnam em apoio a uma insurreição ou protestem com justiça contra a violência policial... Essa coleta só ficará mais sofisticada... Fica mais fácil a cada dia... não discrimina. Ele coleta dos telefones de manifestantes do MAGA, policiais, legisladores e transeuntes. Não há evidências, do passado ou do dia atual, de que o poder que essa coleta de dados oferece será usado apenas para bons fins. Não há evidências de que, se permitirmos que isso continue acontecendo, o país será mais seguro ou mais justo”.

Como aponto em meu livro Battlefield America: The War on the American People , este é o gênio assustador, calculista e diabólico do estado policial americano: a própria tecnologia que saudamos como revolucionária e libertadora tornou-se nossa prisão, carcereiro, oficial de condicional. , Big Brother e Father Knows Best, tudo em um.

Não há mais área cinzenta.

*The Rutherford Institute .

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário