Páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

XII MARCHA DO VALE EM SANTANA DO ACARAÚ - CE


Cruz. Neste sábado, 15, aconteceu a XII Marcha do Vale do Acaraú, na Cidade de Santana do Acaraú e contou com as presenças de representantes das 12 Paróquias situadas no Vale do Acaraú, de Sobral até a Foz do Rio Acaraú.

Além de representes da Sociedade Civil Organizada, participaram estudantes, Professores, vereadores, lideranças religiosas e os padres: Valdir, Tomé, Pedro, Raimundo Nonato, Edmilson da Paróquia de Acaraú, Bispo Dom Vasconcelos, que fez a abertura do evento, e outros. José Maria da Carita, atual Presidente do Comitê de Bacia do Acaraú, proferiu uma palestra sobre o Rio Acaraú, Paulo Roberlândio da Paroquia de Cruz fez questionamentos, Dr. Lima Presidente da FAC, participou dos debates, o Coordenador da Pastoral da Criança Professor Henrique da Paróquia de Caiçara e Preá, João Marcelo, Vereador Nacélio Cruz e o Sr. João Batista da Paróquia de Santana do Acaraú também estiveram presentes ao evento.

O cantor e compositor Professor Vicente Lopes também proferiu palestra e apresentou o vídeo: Rio Acaraú. Rio de Esperança e Desafio. Participaram do vídeo os indígenas Luiza Canuto e Sebastião Messias da Tribo dos Tabajaras, habitantes da Serra das Mata em Mons. Tabosa e os pescadores Juarez Leitão Fernando Farias e o agricultor irrigante Adilson Barbosa.

Após as palestras e debates, no auditório da Escola Técnica, houve o lanche para os participantes, que deram prosseguimento ao evento com a caminhada saindo da Praça da Ilha Amarela, ao lado da ponte sobre o Rio Acaraú, percorreu várias ruas até a Igreja Matriz de SantAna, encerrando com a Santa Missa.

A Marcha do Vale em Defesa da Vida surgiu da necessidade de defender e promover a vida e o ecossistema do Vale do Acaraú, a segunda maior Bacia Hidrográfica do Estado do Ceará. O evento é realizado, anualmente, no dia 15 de novembro, em uma Paróquia da Diocese de Sobral, pertencente a Região Episcopal Vale do Acaraú.

Este ano, a XII Marcha do Vale apresentou o tema: Fraternidade e Vida, Revitalização e Preservação do Rio Acaraú e o Lema: Eu vim para que todos tenha vida e a tenha em abundância.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário