Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Golpes e protestos na América Latina afastam investidores estrangeiros do Brasil


Crise política e social decorrente de crescimento da extrema direita, do neoliberalismo e dos golpes de Estado na América Latina, associados ao baixo crescimento da economia, estão elevando a desconfiança internacional e retardando a chegada de investimentos estrangeiros no Brasil

18 de novembro de 2019, 09:23 h Atualizado em 18 de novembro de 2019, 11:24

(Foto: REUTERS/Rodrigo Garrido)

247 - A crise política e social decorrente de crescimento da extrema direita, do neoliberalismo e dos golpes de Estado na América Latina estão elevando a desconfiança internacional e retardando a chegada de investimentos estrangeiros no Brasil. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os protestos contra o neoliberalismo e o governo de Sebastián Piñera no Chile estão entre os principais pontos de desconfiança por parte dos investidores em função do impacto sobre a agenda de privatizações e de reformas que estão sendo implementadas pelo governo Jair Bolsonaro.
pontos

“Sem dúvida seria melhor que não tivesse essa crise na América Latina. É barulho, mas explicamos [aos investidores] que o número da oposição no Congresso não muda com a liberdade do Lula e que a parceria do [ministro da Economia] Paulo Guedes com o [presidente da Câmara] Rodrigo Maia continua”, disse o chefe de renda variável para a América Latina da gestora do BTG Pactua, Will Landers.  Para o analista da XP Investimentos Alvaro Mollica, o impacto dos protestos em países como o Chile afetam os fundos menores, uma vez que os grandes fundos de investimentos, como os voltados para infraestrutura, costumam sofrer menos os impactos desta natureza.

Nesta linha, os investimentos brasileiros estão subindo na bolsa enquanto os feitos por norte-americanos e europeus estão em queda. Para estes investidores, segundo a reportagem, o nível de investimentos estrangeiros só deverá crescer quando o Produto Interno Bruto também voltar a apresentar um ritmo maior. O crescimento da economia brasileira foi de apenas 1,3% em 2017 e de 1,1% em 2018, o que tem afastado os investidores.

Fonte: https://www.brasil247.com/economia/golpes-e-protestos-na-america-latina-afastam-investidores-estrangeiros-do-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário