sábado, 18 de maio de 2019

Informes do Oriente Médio


Fontes sírias: Nós derrubamos objetos vindos de Israel

17 de maio de 2019 @ 22:46 Diane Shalem

Fontes militares sírias relataram um ataque israelense contra alvos nas vizinhanças de Damasco na noite de sexta-feira e afirmaram que suas defesas aéreas derrubaram "objetos luminosos" vindos da direção de Quneitra [na fronteira de Israel.] Eles não especificaram se isto era um greve de ar ou míssil. Houve também relatos de sirenes soando em Damasco e pelo menos "cinco poderosas explosões".

China violou as sanções de exportação de petróleo dos EUA contra o Irã

17 de maio de 2019 @ 17:43 Diane Shalem

O petroleiro chinês Pacific Bravo carregou cerca de 2 milhões de barris de petróleo iraniano dos terminais de Soroosh e Kharg nos últimos dias, a primeira violação das sanções dos EUA desde que Washington cancelou todas as isenções. O chanceler iraniano, Javad Zarif, está em Pequim para conversar com líderes chineses. A compra de petróleo iraniano na ausência de uma denúncia expõe as empresas envolvidas na transação - incluindo o operador do tanque, o cliente da refinaria e o banco - a um possível boicote do sistema financeiro dos EUA. A Pacific Bravo foi comprada pelo Banco Chinês de Kunlun, há muito tempo a instituição financeira no coração do comércio bilateral China-Irã.

Alerta de segurança - Embaixada dos EUA em Bagdá, Iraque

  17 de maio de 2019

O Departamento de Estado dos EUA [quarta-feira] ordenou a saída de funcionários do governo dos EUA não emergenciais do Iraque, tanto na Embaixada dos EUA em Bagdá quanto no Consulado dos EUA em Erbil. Os serviços normais de vistos em ambos os postos serão temporariamente suspensos. O governo dos EUA tem capacidade limitada para fornecer serviços de emergência aos cidadãos dos EUA no Iraque.

O senador norte-americano Marco Rubio twittou em resposta: “Essas ações não são o prelúdio de um ataque dos EUA contra o Irã. Há evidências claras e persistentes, apoiadas por movimentos observáveis no local, de que as forças do Irã no Iraque e no Iêmen planejam atacar os americanos com a intenção de infligir baixas em massa.

https://www.debka.com


Primeiro-ministro iraquiano avisa: Hamas tem mísseis apontados para o Golfo

  17 de maio de 2019

Ayad Allawi, um ex-primeiro-ministro iraquiano, revelou na quinta-feira: "Há plataformas de mísseis balísticos e não-balísticos em Gaza, Síria e Irã que são dirigidos ao Golfo." Allawi, que tem contatos próximos em Washington, disse que ouviu esta informação de uma "autoridade americana de alto escalão que ele conheceu recentemente". O funcionário do Hamas, Salah Pardaweel, negou a alegação do primeiro-ministro iraquiano, dizendo: "Nós não direcionamos nossas armas para o nosso peito.

https://www.debka.com

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário