Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Haddad: Bolsonaro está literalmente matando a educação superior


Ricardo Stuckert | USP Imagem | PR

<?XML:NAMESPACE PREFIX = "[default] http://www.w3.org/2000/svg" NS = "http://www.w3.org/2000/svg" />

Ex-ministro da Educação comenta cortes de verba de 30% em universidades públicas pelo governo Bolsonaro, após protestos em algumas instituições, e ameaça de corte de bolsas que financiam pesquisas 'com viés ideológico'; "Bolsonaro está literalmente matando a educação superior. Depois de cortar 30% do orçamento das universidades federais, governo pretende iniciar o desmonte da pós-graduação"

1 de Maio de 2019 às 10:03

247 - "Bolsonaro está literalmente matando a educação superior", constata Fernando Haddad, que foi ministro da Educação, prefeito de São Paulo e candidato à Presidência da República pelo PT em 2018.

Haddad comenta os cortes de verba de 30% em universidades públicas anunciados pelo governo de Jair Bolsonaro e a ameaça de corte de bolsas que financiam pesquisas 'com viés ideológico'.

A princípio, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou cortes de pelo menos 30% dos recursos da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por terem permitido que ocorressem supostos atos políticos, classificados por ele como “balbúrdia”.

“Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”, disse em entrevista a Renata Agostini, do jornal O Estado de S.Paulo.

Após críticas de que os cortes eram ideológicos, o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, afirmou que eles irão atingir todas as universidades e institutos federais, de forma "isonômica". Segundo ele, o "bloqueio" foi feito "de forma preventiva" e "só sobre o segundo semestre".

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/391976/Haddad-Bolsonaro-est%C3%A1-literalmente-matando-a-educa%C3%A7%C3%A3o-superior.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário