Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

JUSTIÇA SUSPENDE ITEM DA BLACK FRIDAY DE PARENTE

Reuters - Uma juíza da Justiça Federal de Sergipe concedeu liminar suspendendo o processo de venda de participação da Petrobras nos campos de Baúna e Tartaruga Verde para a Karoon Gas Australia, segundo documentos judiciais e comunicado da Petrobras nesta segunda-feira.
O Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe disse que entrou com o pedido de liminar, no qual alega que a venda não poderia ocorrer sem licitação, argumento que foi acatado pela juíza.
As negociações de venda dos dois campos havia sido anunciada pela Petrobras em 6 de outubro. A companhia disse nesta segunda-feira que "vai recorrer da decisão liminar e esclarece que a condução desse processo observou as etapas previstas na Sistemática de Desinvestimento e garantiu ampla competitividade entre os potenciais interessados".
Já a Karoon disse, em comunicado ao mercado, que já iniciou os procedimentos para recorrer da liminar e acrescentou que ainda avalia os possíveis efeitos da decisão para o cronograma da eventual aquisição das participações nos campos no Brasil.
A Petrobras complementou dizendo que considera opiniões independentes de instituições financeiras, que avaliam suas transações, "atestando que o valor de venda é justo".
A transação faz parte do plano 2015-16 de desinvestimentos da petroleira, que tem buscado vender ativos para reduzir sua enorme dívida, com foco principalmente na negociação de empreendimentos que ainda demandarão muitos recursos, o que é o caso de Tartaruga Verde, que está em estágio inicial de desenvolvimento.
Com o recente anúncio da venda da Liquigás pela Petrobras, a estatal atingiu, desde o início de 2015, um total de 11 bilhões de dólares em desinvestimentos, ante uma meta de fechar a venda de 15,1 bilhões de dólares em ativos no período 2015-2016.
O campo de Baúna está em operação desde fevereiro de 2013 e produz atualmente cerca de 45 mil barris por dia.
A ideia da Petrobras é vender de 100 por cento de Baúna, localizado em lâmina d'água rasa no pós-sal da Bacia de Santos, e 50 por cento de Tartaruga Verde, no pós-sal da Bacia de Campos, em lâmina d'água profunda.
Em sua decisão, a juíza federal Telma Maria Santos Machado disse que não pretende interferir na gestão da Petrobras, nem proibir a venda dos ativos, mas afirmou que realizar o negócio sem licitação fere as leis do país.
O Sindipetro AL/SE destacou que, além da ação sobre Baúna e Tartaruga Verde, também ajuizou pedidos contra a venda dos campos terrestres de Sergipe, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, contra a venda dos campos de águas rasas e instalações industriais integradas em Sergipe e Ceará, além das vendas da BR Distribuidora e da Liquigás. Essas ações, contudo, aguardam decisão judicial.
As ações da Karoon fecharam com forte queda de 15,45 por cento nesta segunda-feira na Austrália.
(Por Gustavo Bonato)
http://www.brasil247.com/pt/247/economia/266424/Justi%C3%A7a-suspende-item-da-Black-Friday-de-Parente.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário