Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sobral volta a tremer na madrugada do dia 13 de agosto, Quarta, 08.13.2008, 05:00pm (GMT-3).




Neste último dia 13 de agosto a localidade de Jordão, distrito de Sobral, a comunidade de Sítio e Camilos, novamente foram abaladas com os eventos sísmicos ocorridos às 3 hs e 24 min. com um tremor de 2.9 na escala Richter e às 3 hs e 30 min. com o evento de 2.6 na escala Richter. No decorrer da manhã ocorreram outros 4 abalos sísmicos, mas todos de magnitude abaixo de 2.0 na escala. Com os eventos a população local permaneceu nas ruas até o amanhecer. Segundo o sub tenente M Costa da Defesa Civil e membro do corpo de bombeiros de Sobral, não houve pânico na população e não ocorreram alterações nas estruturas das residências.
No município foi montada uma rede de estações sismográficas para que as equipes de técnicos possam ter com precisão dados como o epicentro, calcular o mergulho da rocha, calcular com precisão a escala dos eventos e compor todas as informações necessárias para os estudos dos tremores.
Equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal e Brasília visitam Sobral.
A defesa civil de Sobral realizou neste último dia 30 de julho uma coletiva de imprensa, a fim de esclarecer os trabalhos e falar sobre os eventos sísmicos este último mês. Na ocasião estavam presentes o Dr. Joaquim Ferreira, coordenador geral do Laboratório de Sismologia do Rio Grande do Norte juntamente com o vice coordenador, o prof. Adolfo Funck, coordenador do Projeto Milênio, o prof. Eduardo Meneses, responsável técnico pela rede sismográfica implantada em Sobral, o prof. José Soares da Universidade Nacional de Brasília. A equipe veio ao município a fim de supervisionar e coordenar o projeto.
Por Elenilton Roratto

Nenhum comentário:

Postar um comentário