O volume de negócios entre os dois países membros do BRICS alcançou uma alta recorde no ano passado, afirma o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
RT — O Brasil está ansioso para aumentar o seu comércio com a Rússia, afirmou o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em uma entrevista à RIA Novosti publicada no início desta semana.
O alto funcionário elogiou o crescimento do comércio entre os dois países no ano passado e disse que vê potencial para impulsioná-lo ainda mais.
"É necessário avançar nas relações comerciais, que têm grande potencial de crescimento. Em 2022, estabelecemos um novo recorde em nosso comércio, chegando perto da marca de US$ 10 bilhões, mas ele pode crescer ainda mais", afirmou Vieira.
Segundo o ministro, o governo brasileiro está trabalhando em formas de diversificar o comércio mútuo, que atualmente abrange principalmente fertilizantes e produtos agrícolas, com produtos de maior valor agregado. Ele observou que também vê potencial para cooperação com a Rússia em projetos de ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura.
De acordo com Vieira, o Brasil está interessado na possibilidade de utilizar moedas locais no comércio com a Rússia e outros parceiros globais, a fim de reduzir a dependência do dólar e do euro. O governo brasileiro está atualmente em negociações sobre o assunto com os parceiros do grupo BRICS, especialmente com a Rússia e a China.
No início deste ano, Brasília assinou um acordo sobre o comércio em moedas mútuas com Pequim, abandonando o dólar como intermediário.
Fonte: https://www.brasil247.com/mundo/brasil-e-russia-vao-impulsionar-relacoes-comerciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário