Páginas

terça-feira, 19 de março de 2019

PRAIA DO,PREÁ DEIXOU DE SER REFERÊNCIA DOS BANHISTAS NO DIA DE SÃO JOSÉ


Cruz. São José, esposo de Maria, protetor das famílias, Padroeiro do Ceará e da Comunidade da Praia do Preá, Município de Cruz, tem seu dia comemorado em 19 de março, data referência para definição da quadra invernosa no Nordeste, principalmente, na Região do Semiárido, segundo a crença popular dos devotos de São José. Quando a chuva não vem, ele “Apela pra março que é o mês preferido/ do Santo querido Senhor São José/Mas, se, nada de chuva tá tudo sem jeito/ lhe foge do peito o resto da fé”. Patativa do Assaré.

Neste dia, milhares de pessoas procuram a Praia do Preá para o Tradicional Banho de Mar do Dia de São José. São devotos de São José, vendedores ambulantes e comerciantes, que aproveitam o dia para obter uma renda extra. Casas são alugadas, guardadores de carros, pastoram os veículos, pessoas são contratadas para trabalharem nos comércios e organização dos ventos. Paraquedistas fazem acrobacia no ar, bandas de forro, regatas de canoas, competições esportivas, reisados, cantorias e outras atrações populares complementavam os festejos a São José. O Padre fazia a Celebração do Dia de São Jose. Vendedores vinham de todos os lugares e tinha de tudo para vender, tal qual a Feira de Caruaru cantada pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga. Milhares de pessoas se acotovelavam na praia, disputando espaço com os visitantes. Até para estacionar seus veículos era difícil encontrar um local, nas proximidades da praia. Muitos motoristas deixavam seus veículos há mais de um quilômetro da praia.

Os comerciantes abasteciam seus comércios e as vendas eram boas. Renda extra.


Mas, hoje, a realidade já é outra. A logística fez com que os visitantes pudessem circular pelas praias vizinhas ou seguir outros destinos como Praia de Barrinha, Aranaú, Arpoeiro, Jericoacoara, Mangue Seco e outras. As competições marítimas e o paraquedismo foram retirados do calendário. Reisados e cantorias, também. Muitas outras atrações foram banidas da programação. O comercio local fechou as portas e os vendedores ambulantes reclamam das quedas nas vendas e muitos deixaram de vir. A crise financeira também deu sua contribuição para o fracasso do Dia de São José.

Este ano, o público visitante foi bem menor que em anos anteriores quando chegou a reunir de 15.000 a 20.000 visitantes. Tivemos um dos menores número de visitantes já registrado, mas, quem veio, gostou, pois, foi muito tranquilo. O policiamento ostensivo garantiu a segurança dos banhistas. O PSF da comunidade esteve de plantão, mas, não registrou nenhuma ocorrência extra.

Esperamos que as dificuldades sejam superadas e no próximo São José tenhamos um dia mais participativo e abençoado pelo Nosso Glorioso Padroeiro.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário