Páginas

domingo, 3 de março de 2019

IV ENCONTRO REGIONAL DA COGERH – SOBRAL

Cruz. Aconteceu, nesta quarta-feira, 27, o último Encontro Regional realizado pela COGERH/Sobral com o objetivo de tratar do processo de renovação do Colegiado do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú para o período de 2019-2022.

O evento aconteceu no Auditório do Distrito de Irrigação do Perímetro Baixo Acaraú – DIBAU, no Triângulo do Marco.

Participaram da reunião Kamylle Prado, Adriana e Patrícia, da COGERH/Sobral e representantes dos municípios de Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Acaraú e Cruz. Cerca de 50 pessoas, representantes de sindicatos, indígenas, Federações, quilombolas, SISAR, DIBAU, Vereadores e associações participaram do encontro e promoveram um amplo debate sobre os recursos hídricos de cada município, destacando as fontes principais como poços, açudes, riachos, lagoas e cisternas, bem como a qualidade e a quantidade de água ofertada.

Os trabalhos foram feitos em grupos e apresentados para a plenária mostrando a realidade hídrica de cada município da Região do Baixo Acaraú.

Os Encontros Regionais aconteceram nos municípios de Nova Russas, dia 22 de novembro; Varjota, dia 22 de janeiro; Sobral, 13 de fevereiro e Marco, 17 de fevereiro.

O Congresso de Renovação acontecerá dia 9 de abril em Sobral e somente quem participou de um destes encontros poderá concorrer a uma vaga para participar do Colegiado do Comitê de Bacia do Acaraú.

Quem pretender participar do Congresso deverá entregar toda a documentação exigida para o credenciamento, indicando titular e suplente, até o dia 26 de março.

O colegiado é constituído por 40 instituições-membros, obedecendo o percentual previsto na legislação: 30% para o segmento Sociedade Civil (12 vagas); 30% para o segmento Usuários (12 vagas); 20% para o segmento Poder Público Municipal (8 vagas) e 20% para o segmento poder público Estadual e Federal (8 vagas). Cada instituição indica um titular e um suplente, mas, quem for eleito e não participar das reuniões perderá a vaga e outra instituição será selecionada para preencher a vaga em vacância.

Dr. Lima

Radialista/FAC/CBH-Acaraú

Nenhum comentário:

Postar um comentário