Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2019

ÁGUA INVADE CASAS NA PRAIA DO PREÁ - CRUZ/CE


Cruz. Com as fortes chuvas que veem se intensificando na Praia do Preá, Distrito de Caiçara, Município de Cruz, Região Litoral Norte do Ceará, há 300km de Fortaleza, muitas residências estão sendo invadidas pelas águas, deixando as famílias em desespero sem terem para aonde se deslocarem, fazendo com que muitas permaneçam em casa, mesmo estando rodeada de água ou totalmente alagada.As pessoas, na tentativa de se livrarem da água, fazem aterros, abrem canais, constroem paredes de alvenaria, mas, não passam de medidas paliativas, pois, quando chove intensamente, têm suas casas invadidas pelas águas.

Este fenômeno é recorrente, pois, todas as vezes que é registrada uma boa quadra invernosa, na região, a comunidade é atingida pelas águas, devido a sua localização em uma área de inundações, com muitos córregos e lagoas. Este ano, tem um diferencial há mais, pois, os córregos e lagoas foram aterrados e feitas muitas construções que impedem a passagem da água que se acumula e invade áreas nunca atingidas antes.

Um motorista da Cidade de Pau dos Ferros/RN perdeu a placa do veículo ao passar ou um trecho de rua alagado com água profunda e por muita sorte, conseguiu localizar a placa através de um morador local que conseguiu recuperar a placa adentrando na água. A última alagação ocorreu em 2009, quando 60% da área ficou inundada. Naquele ano, havia poucas construções, mesmo assim, centenas de casas foram invadidas pelas águas. 

Não há controle por parte das autoridades e cada um constrói como lhe convém. Como terreno é muito caro, cada pedaço é aproveitado sem que haja preocupação com as consequências. Com as inundações, aumentam os ricos de contrair doenças como leptospirose e doenças de pele causadas pela água contaminada. Com as previsões meteorológicas de que teremos uma ocorrência de chuvas mais intensas para os próximos dias, a situação tende a se agravar a cada chuva que é registrada. Só nos resta indagar por quem serão os responsáveis, ou melhor, responsabilizados.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário