Páginas

sábado, 26 de agosto de 2017

Temer vazou a mineradoras canadenses fim da reserva ambiental na Amazônia


247 – Michel Temer vazou a mineradoras do Canadá a extinção de uma reserva ambiental, que, na prática, coloca até a Amazônia à venda.

O operador de Temer para esta missão foi Fernando Coelho, filho do senador Fernando Bezerra (PSB-PE), que é um dos políticos mais encrencados na Lava Jato.

A denúncia foi feita pela BBC. Confira abaixo um trecho:

Publicada no Diário Oficial da última quinta-feira sem alarde, o decreto que determina a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na Amazônia, surpreendeu muita gente e ganhou manchetes alarmadas no Brasil e nos principais jornais do mundo.

Não foi o que ocorreu com investidores e empresas de mineração canadenses. Em março, cinco meses antes do anúncio oficial do governo, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou a empresários do país que a área de preservação amazônica seria extinta, e que sua exploração seria leiloada entre empresas privadas.

O fim da Renca foi apresentado pelo governo Temer durante um evento aberto em Toronto, o Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), junto a um pacote de medidas de reformulação do setor mineral brasileiro, que inclui a criação de Agência Nacional de Mineração e outras iniciativas para estimular o setor.

Pouco depois do encontro, em abril, o ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial uma portaria – que passou despercebida pelo público em geral – pavimentando o caminho para o decreto que seria assinado alguns meses depois e dispondo sobre títulos minerários dentro da Renca.

Leia aqui a reportagem completa.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/313937/Temer-vazou-a-mineradoras-canadenses-fim-da-reserva-ambiental-na-Amaz%C3%B4nia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário