Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Lula é o segredo de Polichinelo da Lava Jato

: 27 de Janeiro de 2016 às 13:20
247 – Uma semana depois de o ex-presidente Lula ter dito, em entrevista a blogueiros, que seu nome seria o "grande prêmio" de delações premiadas em investigações como a Zelotes e a Lava Jato, a nova fase da Operação Lava Jato tem Lula como alvo final, embora isso não seja explicitado nas falas de seus investigadores.
"Com o cuidado de não dizer isso de forma explícita, embora politicamente seja um segredo de polichinelo, a força-tarefa mostra que Lula está sob seu radar", avalia o jornalista Igor Gielow, diretor da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, em coluna publicada logo após a coletiva de imprensa sobre a nova fase (leia aqui).
Segundo a jornalista da Globo Cristiana Lôbo, no Palácio do Planalto a apreensão é maior com esta nova fase. "Há a convicção de que o alvo é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comprou um apartamento da Bancoop e, depois do entendimento da cooperativa com a OAS, teve um triplex reservado para sua família", escreve (leia aqui).
Batizada de "triplo X", em referência aos triplex do condomínio Solaris, localizado na praia de Astúrias, no Guarujá (SP), a investigação apura os crimes de corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro por meio da aquisição de apartamentos neste empreendimento, que foi repassado em 2009 pela Bancoop à empreiteira OAS.
É neste mesmo condomínio que está o triplex do qual Lula e sua esposa, Marisa, obteve uma cota por meio da Bancoop – que segundo nota do Instituto Lula de novembro do ano passado, seria devolvida à OAS. A assessoria de imprensa informou que a esposa de Lula desistiu de obter uma unidade no condomínio e por isso pediria o ressarcimento dos investimentos que fez durante as obras.
Quando questionado sobre Lula – por mais de uma vez –, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato, não admitiu que o ex-presidente é um dos alvos, respondendo sempre que "todos os apartamentos serão investigados". "Nós investigamos fatos. Se tiver algum apartamento lá em seu nome ou no nome de seus familiares, nós vamos investigar", afirmou, em referência a Lula.
Em outra declaração, disse que "existe uma notícia de jornal de que a família do ex-presidente estaria desistindo de exercer o poder de compra desse imóvel" e que isso também seria analisado "mais a fundo".
Leia aqui a íntegra da decisão do juiz Sérgio Moro, que deflagrou a operação Triplo X, divulgada no blog de Fausto Macedo.
http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/214846/Lula-é-o-segredo-de-Polichinelo-da-Lava-Jato.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário