Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PSDB achincalha Petrobras, mas se esquece da Vale

: 20 de Janeiro de 2016 às 08:05
247 – Na noite de ontem, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) postou o seguinte texto em suas redes sociais, acoplado a uma imagem em que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff estão vestidos com macacões da Petrobras:
Amigos, olha no que deu a roubalheira dos governos do PT! Eles conseguiram quebrar a Petrobras. A estatal brasileira perdeu 85% do seu valor de mercado, ou seja, R$ 436 bilhões, desde 2008! Mas não é só! Se não bastasse tal constatação, hoje a Petrobras é uma das empresas mais endividadas do mundo!!! A matéria no link abaixo mostra a bandalheira desse governo corrupto e mentiroso!!!
A partir de um estudo da consultoria Economática, Sampaio atribui a queda de 85% no valor das ações da Petrobras à "roubalheira do PT". Ocorre que a retração da Petrobras foi inferior ao tombo da Vale.
O gráfico abaixo revela que a Vale voltou aos níveis de 2003 e recuou 88% desde o pico alcançado em 2008:
(GRAFICO 1)

O gráfico da Petrobras é parecido. A empresa também recuou a 2003 e apresenta queda de 85% em relação ao ponto mais alto, também em 2008:
(GRAFICO 2)

Isso demonstra que o que puxou o valor das ações, ocorrido durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o extraordinário ciclo de valorização das commodities minerais, puxado pela China, que parece estar chegando ao fim. O PSDB, no entanto, tenta criar confusão ao usar a queda das ações como instrumento da guerra política. Talvez até com o objetivo de vir a propor a privatização da Petrobras, na bacia das almas, como ocorreu com a Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário