Páginas

domingo, 20 de agosto de 2023

Quem despertou tanto ódio contra afrodescendentes e indígenas?

por Jacinto Pereira

Quando vejo na Imprensa, matérias sobre a morte da mãe de santo Vera Lúcia Mendes Teixeira, baleada em seu terreiro em São Leopoldo -RS e também da mãe de santo Mãe Bernadete, assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares em Salvador -BA, me vem à memória as palavras de Bolsonaro dizendo que não daria um palmo de terra para quilombolas e indígenas. Então eu me ponho a pensar com meus botões: Será que essas afirmações não detonaram o ódio dos bolsonaristas contras as religiões de origem africanas e aos povos indígenas, principalmente os que vivem na Amazônia. As igrejas evangélicas que apoiam Bolsonaro, pregam que essas religiões de origens africanas adoram demônios e por isso devem ser banidas do Brasil ou até exterminadas. Mas um fato verdadeiro é que a cultura desses povos estão entranhadas em nossos usos e costumes desde o começo do Brasil. Ou ainda melhor, desde que os europeus invadiram esta terra e ainda era chamada de Pindorama. Não como ter um um Brasil sem a influência desses povos. Eu vou sempre estar do lado das demandas desses povos, que foram e são super importantes para a formação cultural de nossa Grande Nação Brasileira. Com certeza estarei sempre me opondo a quem defende a discriminação desses povos e suas culturas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário