A empresa privatizada, no entanto, reconheceu a sua responsabilidade pelo corte de energia em todo o País
247 – Embora a Eletrobrás, privatizada de forma bastante questionável por Jair Bolsonaro em 2022, tenha assumido a responsabilidade pelo apagão nacional da última terça-feira, o jornal O Globo ataca a primeira-dama Janja da Silva e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em editorial publicado nesta quinta-feira, por terem colocado o dedo na ferida e questionado os efeitos deletérios da privatização.
"Ao longo da terça-feira, quando o país viveu o maior apagão desde 2009, as narrativas prevaleceram sobre os fatos. Uma questão de fundo técnico foi imediatamente politizada. A primeira-dama Janja da Silva publicou, antes de qualquer análise ou diagnóstico das causas, mensagem numa rede social pondo a culpa na privatização da Eletrobras. Líderes petistas seguiram o mesmo caminho. Até o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pôs a empresa na berlinda", escreveu o editorialista. "Não dá para politizar uma questão essencialmente técnica nem tratar problema de tamanha gravidade de forma tão rasteira", acrescentou.
Desde que foi privatizada, a Eletrobrás reduziu seus investimentos em manutenção e ampliou o repasse de dividendos aos acionistas. No dia de ontem, a procuradoria-geral da República endossou o pedido do governo para que tenha poder de voto proporcional ao capital investido na companhia.
Fonte: https://www.brasil247.com/midia/globo-ataca-janja-e-governo-lula-para-defender-privatizacao-da-eletrobras-apos-apagao-nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário