Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Rússia e sua própria rede de internet


Rússia prepara sua própria rede para sobreviver ao desligamento global da Internet

Zero Hedge

14 de fevereiro de 2019

As autoridades russas e as principais operadoras de telecomunicações estão se preparando para desconectar o país da rede mundial de computadores como parte de um exercício para preparar futuros ataques cibernéticos, informou a agência de notícias russa RosBiznes Konsalting (RBK) na semana passada.

O objetivo do exercício é desenvolver uma análise de ameaças e fornecer feedback para uma proposta de lei introduzida no Parlamento russo em dezembro passado.

O projeto de lei, chamado de Programa Nacional da Economia Digital, exige que os provedores de serviços de internet russos (ISP) garantam a independência da Internet russa (Runet) no caso de um ataque estrangeiro para cortar a internet do país da rede mundial de computadores.

As operadoras de telecomunicações (MegaFon, VimpelCom, MTS, Rostelecom e outras) terão que introduzir os “meios técnicos” para redirecionar todo o tráfego de internet russo para trocar pontos aprovados pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mass Media (Roskomnadzor), órgão executivo federal da Rússia responsável pela censura nos meios de comunicação e telecomunicações.

A Roskomnazor observará todo o tráfego da Internet e garantirá que os dados entre os usuários russos permaneçam dentro das fronteiras do país e não sejam redirecionados para o exterior.

O exercício deverá ocorrer antes de 1º de abril, já que as autoridades russas não deram datas exatas.

As medidas descritas na lei incluem a construção do sistema de internet da Rússia, conhecido como Sistema de Nomes de Domínio (DNS), para que possa operar independentemente do resto do mundo.

Em todo o mundo, 12 empresas supervisionam os servidores-raiz do DNS e nenhuma está localizada na Rússia. No entanto, há cópias da lista de endereços da internet do país dentro do país, sugerindo que sua internet pode continuar funcionando se os EUA a interromperem.

Em última análise, o governo russo exigirá que todo o tráfego doméstico passe por pontos de roteamento controlados pelo governo. Esses hubs filtrarão o tráfego para que os dados enviados entre os usuários russos da Internet funcionem perfeitamente, mas qualquer dado em computadores estrangeiros será rejeitado.

Além de proteger sua internet, a Rússia está construindo simultaneamente um sistema de censura em massa semelhante ao observado na China.

“O que a Rússia quer fazer é trazer esses pontos do roteador que lidam com dados entrando ou saindo do país dentro de suas fronteiras e sob seu controle - para que ele possa puxar a ponte levadiça, por assim dizer, para o tráfego externo se estiver sob ameaça - ou se decidir censurar quais informações externas as pessoas podem acessar.

O firewall da China é provavelmente a ferramenta de censura mais conhecida do mundo e se tornou uma operação sofisticada. Ele também controla seus pontos de roteador, usando filtros e bloqueios em palavras-chave e determinados sites e redirecionando o tráfego da web para que os computadores não possam se conectar a sites que o estado não deseja que os cidadãos chineses vejam ”, disse a BBC.

O governo russo iniciou os preparativos para criar sua internet há vários anos. As autoridades russas esperam que 95% de todo o tráfego de internet seja local até o próximo ano.

Quanto à Rússia desconectar sua internet do resto do mundo para um próximo exercício de treinamento, bem, isso poderia enfurecer Washington, porque é uma sanção a menos que pode manter Moscou contida.

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário