Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Vaia Temer




Beto Barata/PR: <p>Rio de Janeiro - RJ, 07/09/2016. Presidente Michel Temer e a Primeira-dama Marcela Temer durante cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foto: Beto Barata/PR</p>
O governo tem três grandes preocupações: 1) estancar a disseminação do "Fora Temer"; 2) dizer que o governo não é golpista e 3) sufocar as vaias a Temer.
Como não pode acabar com isso por meio de métodos repressivos, como a censura ou a polícia, o que seria uma afronta à constituição, pois protestos pacíficos são admitidos numa democracia há, ao que parece, uma tentativa de estancar a sangria por meio da imprensa.
Não por acaso hoje mesmo eu ouvi dois formadores de opinião de dois grandes órgãos de informação eletrônica em horas diferentes emitirem a mesma opinião acerca das vaias a Temer na Paraolimpíada: não foram para Temer.
Pode parecer um absurdo, pois se ouviam vaias quando seu nome era pronunciado, mas com um pouco de retórica dá-se um jeito em tudo.
Um deles relativizou a questão, afirmando que as vaias não eram exatamente para Temer, mas para toda a classe política, e as classificou como uma espécie de apelo desesperado para o país mudar de rumo, apesar de também observar que vaia não derruba governo. E também recordar que as vaias foram logo abafadas pelos gritos de "Brasil! Brasil"!
A outra formadora de opinião foi mais explícita: disse que as vaias não eram para Temer, mas para tudo de errado que a Dilma fez. Eram para ela.
Não acho que as vaias sejam passíveis de diferentes interpretações. Vaia é vaia. O jogador de futebol é vaiado quando erra o chute. Quando perde um gol feito. Quando faz uma falta feia. O cantor de ópera é vaiado se desafinar numa ária.
As vaias a Temer são para ele. Por vários motivos.
Um deles é que quem votou nele foram os eleitores de Dilma, que agora têm todos os motivos do mundo para rejeitá-lo. E quem não votou em Dilma votou em Aécio, e não tem, portanto, motivos para aplaudi-lo.
Ele merece ser vaiado pelo conjunto da obra, de dois anos para cá.
Traiu aquela que o elegeu, conspirou para derrubá-la, aliou-se à pessoa mais detestada do Brasil, formou um governo em troca de votos pelo impeachment e agora tenta implantar um programa de governo que não foi o escolhido pelas urnas e que promete cortar direitos da classe trabalhadora.
As vaias vão acompanhá-lo enquanto permanecer no Palácio do Planalto.
Mesmo quem queria Dilma fora, não queria Temer dentro.
Ele não caiu no gosto do povo.
Não tem discurso nem prática para devolver o país à rota de crescimento.
Não tem empatia.
Não sabe falar nem sorrir.
Por mais que gritem "Brasil! Brasil"! as vaias serão cada vez mais fortes e mais constantes.
A tal ponto que, dentro de pouco, qualquer vaia será acompanhada de um comentário: "Chegou o Temer".
E mais.
Seu apelido nacional é "Mordomo de filme de terror". E queriam que ele não fosse vaiado? Quem gosta de ser governado pelo Drácula?
http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/254119/Vaia-Temer.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário