Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Jucá, que queria estancar Lava Jato, assume comando do PMDB

José Cruz/Agência Brasil: <p>Brasília - Os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá; e da Saúde, Ricardo Barros, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)</p> BRASÍLIA (Reuters) - Com a efetivação de Michel Temer na Presidência da República, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) assumiu definitivamente a presidência nacional do PMDB nesta quinta-feira, com a tarefa de construir uma ampla base de sustentação ao novo governo e dirimir rusgas entre aliados.
Jucá, vice-presidente da sigla que havia assumido interinamente a direção do partido e agora passa à condição de presidente efetivo, já tem como primeira tarefa reduzir o mal-estar criado com aliados como o PSDB e o DEM, irritados com a postura de considerável parte da bancada de peemedebistas no Senado que manteve os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff na véspera, apesar da cassação do mandato.
"Essa votação não foi uma definição partidária, não houve fechamento de questão", afirma o senador em documento divulgado por sua assessoria.
"Esse julgamento foi de foro íntimo de cada senador e de cada senadora. A votação de ontem não só incomodou o presidente Michel Temer como incomodou todos aqueles que entendem que, juridicamente, não cabia esse tipo de divisão."
O presidente do PMDB defendeu a necessidade de enfrentar um "grande desafio amplo e múltiplo" no curto prazo, com medidas "emblemáticas e decisivas para o país poder sair dessa situação de gravidade e calamidade econômica em que vivemos".
A efetivação de Jucá na presidência do PMDB já estava acertada desde a eleição de Temer para o comando partidário, em março, segundo uma fonte do partido. Na ocasião, o senador foi eleito como primeiro-vice-presidente da sigla e já havia expectativa de Temer assumir a Presidência por conta do impeachment.
Jucá também assume a presidência do PMDB às vésperas das eleições municicpais de outubro, com uma boa leva de questões partidárias regionais para resolver.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/252995/Jucá-que-queria-estancar-Lava-Jato-assume-comando-do-PMDB.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário