Treze deputados e cinco senadores do Partido dos Trabalhadores estão na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso
O Partido dos Trabalhadores lidera a lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional 2025, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A Bancada do PT ocupa isoladamente a 1ª posição na lista entre os deputados, com 13 nomes. Entre eles: os líderes do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), do Governo, deputado José Guimarães (CE) e da Maioria, Arlindo Chinaglia (SP) e o deputado Carlos Veras (PE), 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara.
No Senado, o PT também ocupa a 1ª colocação, empatado com outros 3 partidos. Segundo o Diap, os “Cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de habilidades específicas.
Entre elas destacam-se, segundo Diap, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
Também integram a lista dos 100 “Cabeças” os seguintes parlamentares do PT na Câmara: Carlos Zarattini (SP), Erika Kokay (DF), Maria do Rosário (RS), Odair Cunha (MG), Paulo Pimenta (RS), Reginaldo Lopes (MG), Rogério Correia (MG), Rubens Pereira Jr. (MA) e Zeca Dirceu (PR).
Na Câmara, o PT lidera a lista com 13 deputados, seguido do PL com 7, do PP e União com 6, e do PSD com 5 parlamentares.
PT no Senado
Entre os 100 “Cabeças” também se encontram o líder do PT no Senado, senador Rogério Carvalho (SE), o líder do Governo na Casa, senador Jaques Wagner (BA) e o líder do Governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). Além deles, também figuram na lista os senadores petistas Humberto Costa (PE) e Paulo Paim (RS).
No Senado, mesmo possuindo apenas a 4ª maior bancada na Casa, o PT ocupa a 1ª posição na lista dos “Cabeças” com 5 senadores, empatado com o PL, PSD e MDB. Na 2ª colocação aparece o PP, com 4 senadores.
Parlamentares em “ascensão”
Além dos 100 “Cabeças”, o Diap divulgou a lista com outros 50 parlamentares em “ascensão”. Segundo os critérios do levantamento, os parlamentares desta lista são aqueles deputados e senadores que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, têm recebido missões partidárias, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.
Entre os parlamentares do PT na Câmara integram a lista Alencar Santana (SP), Benedita da Silva (RJ), Bohn Gass (RS), Dandara (MG), Dr. Francisco (PI), Jack Rocha (ES), Nilto Tatto (SP), Pedro Uczai (SC), Reimont (RJ), Rui Falcão (SP) e Tadeu Veneri (PR).
Pelo PT no Senado estão em ascensão o senador Beto Faro (PA) e senadora Teresa Leitão (PE).
Héber Carvalho
Fonte: https://ptnacamara.org.br/pt-lidera-a-lista-dos-100-cabecas-do-congresso-nacional-de-2025-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário