Páginas

sábado, 26 de julho de 2025

Forum: 'Criminoso condenado': como um jornal da Escócia noticiou a visita de Trump ao país

 Visita do presidente dos EUA ao país deve enfrentar protestosDonald Trump chega à Escócia, nesta sexta-feira (25)

Donald Trump chega à Escócia, nesta sexta-feira (25)Créditos: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarcou nesta sexta-feira (25) para a Escócia em uma viagem que combina objetivos comerciais e negócios pessoais.

A visita ocorre após o Reino Unido ter sido o primeiro país a firmar um acordo com os EUA sobre as tarifas impostas no chamado “Dia da Libertação”, no início de abril, quando o governo do republicano anunciou aumento de tarifas para diversos países. O pacto reduziu tarifas sobre automóveis e aço, anteriormente fixadas em 10%, favorecendo o nono maior parceiro comercial americano.

Além da agenda econômica, Trump deve visitar seus empreendimentos imobiliários na Escócia, incluindo o resort Trump Turnberry e o Trump International Scotland, que se prepara para inaugurar seu segundo campo de golfe em agosto. O complexo homenageia a origem escocesa da família do presidente, com edifícios batizados em homenagem à mãe de Trump, Mary Anne MacLeod, que imigrou para os Estados Unidos na década de 1930.

A viagem, no entanto, tem enfrentado protestos mesmo antes de acontecer.

Manchete de jornal

Grupos como a Stop Trump Coalition, que já organizaram manifestações durante o primeiro mandato do republicano, planejam novos protestos em diversas cidades escocesas.

A Polícia da Escócia deve mobilizar milhares de agentes durante a visita. A chefe assistente da corporação, Emma Bond, disse à CNN em um comunicado que a visita "exigirá uma operação policial significativa com recursos locais, nacionais e especializados de toda a Polícia da Escócia, com o apoio de colegas de outras forças policiais do Reino Unido".

A reação da imprensa escocesa também foi contundente. O jornal The National estampou em sua capa de 25 de julho a manchete: “Criminoso americano condenado chegará à Escócia”. A matéria trouxe a imagem do novo retrato presidencial de Trump.

Condenação de Trump

Trump foi condenado em maio de 2024 por 34 acusações de falsificação de registros comerciais, tornando-se o primeiro ex-presidente estadunidense considerado culpado de crime grave. Apesar da gravidade do caso, ele não recebeu uma pena de prisão ou de liberdade condicional, não impedindo sua candidatura e posterior vitória eleitoral.

Embora a palavra “criminoso” possa ser considerada forte, o fato é que a condenação criminal de Trump permanece em vigor. Até o momento, ele não teve a decisão anulada nem expurgada judicialmente.

A visita também marca o primeiro encontro direto entre Trump e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer e com o primeiro-ministro da Escócia, John Swinney. Ainda assim, os protestos e o simbolismo da condenação judicial de Trump devem dominar as atenções durante sua passagem pela Escócia. 

Fonte:  https://revistaforum.com.br/global/2025/7/25/criminoso-condenado-como-um-jornal-da-escocia-noticiou-visita-de-trump-ao-pais-184106.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário