Além da Epidemiologia e Economia. Os impactos devastadores da paralisação na educação, saúde, família, religião, sociedade civil ...
Por Dra. Lisa Mccusker
Desde o início do desligamento do Covid-19, a mídia o considerou um desligamento da economia, fazendo com que a resistência parecesse ser sobre colocar lucro ao longo da vida. Esta não é uma descrição precisa do desligamento. A política de desligamento está atualmente interrompendo ou transformando todas as nossas principais instituições sociais: governo, educação, saúde, economia, religião e família. Essas instituições formam a base da nossa sociedade, pois suprem nossas necessidades individuais e coletivas. No entanto, cada um deles está passando por grandes mudanças:
Governo: a interrupção das eleições do nível nacional para o local.
- Educação: a interrupção da socialização e educação de todos os nossos filhos; e a preparação de nossos jovens adultos para a vida profissional.
- Saúde: a interrupção dos serviços de saúde comuns, de visão, odontologia e necessidades não cobertas (câncer, doenças cardíacas, diabetes), até a supervisão de saúde pública da violência doméstica e abuso infantil.
- Economia: a interrupção dos processos básicos de trabalhar e ganhar a vida.
- Religião: a perturbação das congregações religiosas que fornecem significado, comunidade e apoio social a milhões.
- Família: a interrupção da capacidade dos pais de sustentar suas famílias e contar com escolas públicas para educar e cuidar de seus filhos enquanto o fazem.
Não existe uma única instituição social que tenha sido deixada intacta por aqueles que agora estão determinando nossas políticas públicas. Em que ponto essas perturbações, juntamente com os pedidos incessantes de um "novo normal", se tornam uma subversão das instituições que construímos e nas quais dependemos? Tudo isso está acontecendo sem discussão pública, muito menos consenso.
É hora de parar de se concentrar na distração oficial das minúcias: máscaras, lavar as mãos e a dois metros de distância, e começar a ver como a perturbação de todas as principais instituições sociais está afetando a vida de todos na América. Nós nos reunimos como nação para "achatar a curva", mas agora está claro que, assim como a Guerra do Iraque, não existe uma estratégia de saída. Não haverá mais vacina para esse coronavírus do que para o resfriado comum, outro tipo de coronavírus. Todos esses vírus sofrem mutações constantemente. Os seres humanos nunca estarão livres de vírus. A morte é, e sempre foi, uma parte trágica da vida humana. Temos medo de nossa própria mortalidade.
Crescendo de forma insana na América
Seremos beneficiados como sociedade, permitindo a subversão de nossas instituições sociais em nome da luta contra algo com o qual sempre vivemos? Qual será o resultado? Quais vozes estão determinando esse novo normal? Os epidemiologistas não foram eleitos nem estão equipados para avaliar as complexas ramificações sociais, psicológicas e políticas das políticas públicas às quais estão sendo confiadas.
A ciência nos ensinou muito, mas onde estão as vozes nacionais dos psicólogos que descrevem os efeitos do estresse a longo prazo, quando vêem a depressão subir e uma epidemia de suicídios; de assistentes sociais comentando sobre os aumentos no abuso doméstico e infantil agora não relatados e não investigados; de cardiologistas que informam sobre os perigos do isolamento sedentário e do ganho de peso prejudicial com a defesa da compulsão alimentar na Netflix? Onde os pediatras estudam o cérebro alterando os efeitos do tempo excessivo de tela para crianças pequenas ou os gerontologistas que explicam os efeitos imunológicos do isolamento em idosos saudáveis? Por que a epidemiologia é a única ciência que pesa sobre a saúde de nossa nação?
Como educador, pergunto como podemos descartar completamente a educação de nossos jovens tão facilmente. O ensino a distância é um oxímoro para todos, exceto o mais maduro dos jovens adultos. Sabemos que as crianças que ficam para trás em habilidades na terceira série têm maiores chances de abandonar a escola e terminar na cadeia da prisão. Os Estados Unidos já sofrem de vastos níveis de desigualdade. A educação é entendida como a única saída da pobreza. Eu questiono se os epidemiologistas devem ter permissão para descartar toda a base de conhecimento e leis implementadas para salvaguardar a educação da próxima geração.
Por que a atual desintegração de todas as instituições sociais está substituindo o isolamento e o cuidado criteriosos dos doentes? Quem se beneficia com essa perturbação em larga escala de toda a sociedade? Os recentes protestos e motins fizeram lembrar o ano crítico de 1968 na América e em todo o mundo. Quantos de nós se lembram da pandemia de 1968 que matou 100.000 americanos e um milhão de pessoas em todo o mundo? Eu posso ouvir os leitores dizendo: "Mas já tivemos 100.000 americanos morrendo! Isso é pior! Peço-lhes que tenham em mente que a população dos EUA em 1968 era pouco mais de 200 milhões, em oposição aos atuais 330 milhões. Quando atingirmos 166.000 mortes, teremos aproximadamente a mesma taxa de mortalidade per capita nos EUA que a pandemia de 1968. É melhor lidar com essa pandemia? Seremos mais fortes quando emergirmos?
Vimos agora reuniões massivas de pessoas nos Estados Unidos e no mundo, quebrando regras de distanciamento, isolamento e máscaras. Se não vermos aumentos igualmente maciços em nossos hospitais em duas semanas, isso afetará a narrativa oficial de nossos epidemiologistas? Ou seremos solicitados a continuar sacrificando a sociedade como a conhecemos?
A Dra. Lisa Mccusker é uma educadora que mora em San Francisco, Califórnia. Ela é formada pela Universidade de Iowa (1982) e pela Universidade da Califórnia em Berkeley (MA, 1985 e Ph.D, 1992). Ela é professora veterana de estudos étnicos, governo e economia dos EUA. Ela também ensina História dos EUA e História do Mundo a quem não fala inglês no ensino médio.
A imagem em destaque é deMorning Star
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