Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Unidade em defesa da democracia e contra Bolsonaro


Foto: Rodrigo Pilha

Dois manifestos, um da sociedade civil e outro de juristas, correm o País em apoio à democracia e à vida, cobrando do Supremo Tribunal Federal que investigue os desmandos de Bolsonaro e pedindo respeito às instituições. Presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), endossa as iniciativas, uma liderada por advogados e outra assinada pelo Movimento Estamos Juntos. “As forças políticas precisam dar consequência a gestos como este. Unidade na luta contra o fascismo”, afirmou.

Os manifestos foram publicados neste final de semana nos principais jornais brasileiros e apontam a fundação de uma resistência política pacífica, ampla, de diferentes campos ideológicos, em defesa da Constituição, da democracia brasileira e contra a escalada autoritária do presidente Jair Bolsonaro, que vem agredindo sistematicamente as instituições democráticas e acenando para uma ruptura do Estado de Direito, flertando com a adoção de um regime autoritário.

Gleisi Hoffmann avaliou que os manifestos são uma importante demonstração de que a democracia soma. “As forças políticas precisam dar consequência a gestos como este. Unidade na luta contra o fascismo”. Ela também destacou a defesa feita por juristas, de diferentes matizes ideológicas, da Constituição e da Democracia. “O STF tem de investigar esta quadrilha, o TSE tem de julgar a chapa Bolsonaro-Mourão e a Câmara tem de processar o impeachment”, aponta. “Basta de tolerar o intolerável”, reforçou.

“O Brasil, suas instituições, seu povo não podem continuar a ser agredidos por alguém que, ungido democraticamente ao cargo de presidente da República, exerce o nobre mandato que lhe foi conferido para arruinar com os alicerces de nosso sistema democrático, atentando, a um só tempo, contra os Poderes Legislativo e Judiciário, contra o Estado de Direito, contra a saúde dos brasileiros, agindo despudoradamente, à luz do dia, incapaz de demonstrar qualquer espírito cívico ou de compaixão para com o sofrimento de tantos”, aponta o manifesto dos juristas.

“Todos nós temos a firme convicção de que o Direito só tem sentido quando for promotor da justiça. Todos nós acreditamos que é preciso dar um BASTA a esta noite de terror com que se está pretendendo cobrir este país”, diz o texto, que conclui que é assinado por juristas como Dalmo Dallari, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Marcos da Costa, Mario Sergio Duarte Garcia, Pedro Gordilho, Sebastião Tojal e Cláudio Lembo, além dos os ex-ministros  José Eduardo Cardoso, José Carlos Dias, José Gregori e Celso Lafer.

Somos muitos

O outro manifesto, intitulado “Somos muitos”, reúne políticos e figuras públicas, incluindo artistas, escritores e religiosos, em que alertam para os desmandos do governo e defendendo o respeito à diversidade e à Constituição. Eles assinam manifesto como Movimento Estamos Juntos, contra o que chamam de “desmandos de qualquer governo”.

O texto destaca: “Vamos juntos sonhar e fazer um Brasil que nos traga de volta a alegria e o orgulho de ser brasileiros”. Há aproximadamente 230 assinaturas públicas no documento, incluindo do Fernando Haddad (PT), Flávio Dino (PCdoB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e artistas, intelectuais e personalidades da vida pública nacional, como Dom Odilo Sherer, cardeal arcebispo de São Paulo; Monja Cohen, religiosa budista; Caetano Veloso, Chico Cesar, Lobão, Fernanda Montenegro e Antonio Fagundes, dentre outros.

Impeachment

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) reproduziu o manifesto “Somos muitos” em sua rede social e destacou que o documento crítico a Bolsonaro “une PT, PSDB, religiosos e intelectuais”.  Em outro post, o deputado afirmou que é dever de todos os democratas do País defender a democracia. “Falta o Congresso Nacional fazer o mesmo”, afirmou, se referendo as dezenas de pedido de impeachment de Bolsonaro que estão parados na Câmara.

E o deputado Afonso Florence (PT-BA) avaliou com fundamental o pronunciamento de entidades e personalidades, de diferentes posições políticas, em defesa da democracia e do povo brasileiro. “Parabéns pela iniciativa! Me coloco, incondicionalmente, à disposição desse projeto!”, afirmou o deputado, em sua rede social.

PT na Câmara, com Agência PT de Notícias

Fonte: https://ptnacamara.org.br/portal/2020/05/31/unidade-em-defesa-da-democracia-e-contra-bolsonaro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário