Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PT elege maior bancada de mulheres na Câmara

Dos 513 deputados federais eleitos e reeleitos, 77 são mulheres, o que representa 15% do total da Câmara dos Deputados. Apesar de o número ainda ser baixo é maior em comparação às eleições de 2014, quando 51 mulheres chegaram ao Legislativo Federal.

O maior número de mulheres eleitas é de São Paulo, com 11. A bancada petista na Câmara Federal será composta por dez deputadas, a sigla que mais elegeu mulheres. Benedita da Silva (RJ), Gleisi Hoffmann (PR), Professora Rosa Neide (MT), Maria do Rosário (RS), Marília Arraes (PE), Natália Bonavides (RN), Margarida Salomão (MG), Luizianne Lins (CE), Rejane Dias e Erika Kokay (DF) assumirão no início de fevereiro de 2019.

Três estados não elegeram mulheres para a Câmara: Amazonas, Maranhão e Sergipe.

Das 54 cadeiras do Senado em disputa nestas eleições, sete serão ocupadas por mulheres – 12,9% do total.

Pela legislação eleitoral, os partidos deveriam lançar no mínimo 30% de candidatas mulheres nas eleições proporcionais – para a Câmara e as assembleias legislativas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), formado por dinheiro público, deveria ir para a propaganda das candidatas, bem como 30% do tempo no horário eleitoral gratuito.

Agência Brasil com PT na Câmara

Fonte: https://ptnacamara.org.br/portal/2018/10/09/pt-elege-maior-bancada-de-mulheres-na-camara/

Nenhum comentário:

Postar um comentário