Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Armas proibidas usadas pela coalizão pró EUA na Síria


Os Estados Unidos fizeram isso de novo:  aviões de guerra usando munições brancas de fósforo na Síria

By Peter Korzun

A coalizão liderada pelos EUA usou munições de fósforo branco (WP) enquanto fazia ataques aéreos contra a província síria de Deir Ez-Zor em 13 de outubro. O ataque resultou em vítimas civis. No mês passado, as munições WP também foram usadas por dois F-15 da Força Aérea dos EUA (USAF) em um ataque à cidade de Hajin, em Deir-ez-Zor. O governo sírio condenou repetidamente a coalizão liderada pelos EUA, que afirma que a necessidade de combater o Estado Islâmico justifica suas ações militares, ao mesmo tempo em que nega o fato de estar usando projéteis de fósforo branco.

O WP não se enquadra na categoria das armas químicas que são proibidas pela Convenção sobre Armas Químicas, mas é uma arma incendiária. Como tal, não pode ser usado contra não combatentes. O Protocolo III da Convenção sobre Certas Armas Convencionais “proíbe o uso de tais armas incendiárias contra civis (já proibidos pelas Convenções de Genebra) ou em áreas civis.” A substância inflama espontaneamente ao entrar em contato com o ar, produzindo uma densa fumaça branca. O calor pode atingir 800-900 ° C. Nenhuma água vai ajudar. Ferimentos graves nos órgãos internos podem ser causados ​​quando absorvidos pela pele, ingeridos ou inalados. As partículas ardentes de fósforo branco produzem queimaduras térmicas e químicas se entrarem em contato com a pele.

E a Síria não é o único lugar onde os EUA usaram munições WP. Conchas de artilharia de fósforo branco foram usadas no Iraque durante o ataque a Fallujah em 2004. Os EUA admitiram esse fato. Também houve relatos da mídia sobre o uso de WP em Mosul, Iraque e Raqqa, na Síria. No ano passado, o Washington Post publicou fotografias de fuzileiros navais dos EUA equipados com projéteis de fósforo branco que seriam usados ​​na batalha de Raqqa. A fonte ofereceu imagens semelhantes mostrando munições WP com unidades do Exército dos EUA fora do Iraque.

A Human Rights Watch alertou sobre os perigos do uso de WP em áreas urbanas. De acordo com Steve Goose, diretor da Divisão de Armas da Human Rights Watch,

"Não importa o quanto o fósforo branco seja usado, ele representa um alto risco de danos horríveis e duradouros em cidades populosas como Raqqa e Mosul e em quaisquer outras áreas com concentrações de civis".

Em 2015, os Estados Unidos usaram urânio empobrecido (DU) na Síria. O DU não é proibido por nenhum tratado internacional, mas seu uso é contra o Direito Internacional Humanitário (IHW). O Artigo 36 do Protocolo Adicional I às Convenções de Genebra exige que os combatentes assegurem que “qualquer novo meio de arma ou método de guerra não contrarie as regras existentes do direito internacional”.

“Os princípios gerais das leis da guerra / DIH proíbem armas e meios ou métodos de guerra que causam danos supérfluos ou sofrimento desnecessário, têm efeitos indiscriminados ou causam danos generalizados, de longo prazo e severos ao meio ambiente natural”.

Em 2012, a Assembléia Geral da ONU tentou adotar uma resolução restringindo o uso de DU. O movimento foi apoiado por 155 estados, com 27 abstenções e quatro, incluindo os Estados Unidos, votando contra a medida.

Os militares americanos usaram bombas de fragmentação contra civis no Iêmen. Os EUA não são um dos 102 estados que são signatários da Convenção de 2008 sobre Munições de Fragmentação, que proíbe armas que se abrem no ar, dispersando múltiplas bombas ou submunições em uma área ampla. Muitas submunições não explodem no impacto inicial, atuando como minas terrestres por anos.

Os EUA continuam a executar programas biológicos, operando mais de 20 laboratórios em todo o mundo, em flagrante violação da Convenção sobre Armas Biológicas da ONU. Um documento de opinião publicado em 4 de outubro na revista Science, escrito por um grupo internacional de pesquisadores, afirma que a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) está potencialmente desenvolvendo insetos como meio de oferecer uma “nova classe de arma biológica. "

Em 2011, a polícia dos EUA usou gás lacrimogêneo e outros irritantes químicos contra os manifestantes do Occupy. O gás lacrimogêneo é proibido para uso na batalha contra soldados inimigos pela Convenção sobre Armas Químicas, mas está tudo bem com as agências policiais americanas que usam essa substância perigosa contra seu próprio povo.

Não há justificativa para o uso do WP em um momento em que o ISIS foi reduzido à insignificância na Síria, mas Washington fez isso de novo. Violou a lei internacional depois de ter imposto unilateralmente sanções à Rússia sem qualquer evidência para apoiar as suas acusações. Também deve ser lembrado que, ao contrário da Rússia, os EUA até agora não cumpriram suas obrigações e destruíram seu estoque de armas químicas. O uso de tais substâncias para prejudicar os civis é um assunto sério que deve ser abordado na 79ª sessão da Assembléia Geral da ONU. O descumprimento da América com as normas geralmente aceitas é o problema mais crítico na agenda de segurança internacional.

Nota para os leitores: por favor, clique nos botões de compartilhamento acima. Encaminhar este artigo para suas listas de e-mail. Crosspost no seu blog, fóruns na internet. etc.

Peter Korzun é especialista em guerras e conflitos.

A imagem em destaque é do SCF.

Strategic Culture Foundation

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário