Páginas

sábado, 6 de outubro de 2018

MUNICÍPIO PODE MUDAR DE NOME NO RIO GRANDE DO NORTE

clip_image002

Campo Grande - RN

Cruz-CE. O atual município de Campo Grande, no Rio Grande do Norte, vai às urnas no dia sete de outubro para escolher um nome para o município.

O município de Campo Grande, no Rio Grande do Norte, fica localizado na Microrregião do Médio Oeste Potiguar, tem uma área territorial de 897 Km² e cerca de 10.000 habitantes.

O município iniciou a sua colonização no início do |Século XVIII, com a construção da Fazenda Campo Grande, pelo Capitão-Mor Manoel Ignácio D’Oliveira Gondim, conhecido pela alcunha de Capitão Gondim. Em 1756, foi celebrada a Primeira Missa na Capela de Nossa Senhora Sant’Ana, Padroeira do Município.

clip_image004

Matriz de Santana

Em 04 de setembro de 1858, a Lei Nº 114 criou o Município com a denominação de Campo Grande, desmembrado do Município de Assu. Em 1868, a Lei foi derrogada e o Município foi reduzido a condição de distrito e foi anexado ao Município de Caraúbas, recém-criado. A Lei Nº 613, de 30 de março de 1870 restaurou o Município com a denominação de Triunfo.

Em 28 de agosto de 1903, a Lei Nº 192 de autoria do Deputado Luís Pereira Tito Jácome, mudou o nome do Município para Augusto Severo, para homenagear o inventor do Dirigível PAX.

No dia 6 de dezembro de 1991, através da Lei nº 155, a denominação do município foi alterada, de Augusto Severo para o seu antigo nome Campo Grande.

No Dia 7 de outubro, mais uma vez, o nome do Município será questionado através de uma consulta plebiscitária para escolha de um nome para o Município.

Segundo informações, na documentação oficial do Rio Grande do Norte, consta o nome do Município de Campo Grande, mas, na documentação oficial de Brasília, ainda permanece a denominação de Augusto Severo.

clip_image006

Serra do Cuó

Atualmente, o Município limita-se com os municípios de Caraúbas, Janduís, Messias Targino, Estado da Paraíba, Paraú, Triunfo Potiguar e Upanema.

Pelo visto, não vai ser desta vez que o Município passará a adotar um nome de consenso, pois, a escolha de um nome sem um debate esclarecedor para conscientizar a população, pouco ou de nada vai adiantar. Logo teremos outras propostas para mudança de nome.

Campo Grande, já foi adotado, mas, não foi aprovado. Temos outros municípios com este nome que confunde as pessoas em todo o país.

Augusto Severo, seria único no Brasil e também homenageia um potiguar estudioso da aviação. Não há consenso.

Deixa-se de usar a lógica racional para optar por uma ideologia unicamente pessoal para denominar um município, ocasionando motivos para várias mudanças de denominação e a população só tem a perder com isto e viver com uma indefinição de nome, pois, cada documento, seja pessoal ou de localidades tem denominação diferente, confundindo a identificação do município.

Esta é a minha opinião.

Dr. Lima

Engenheiro Agrônomo

Natural de Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário