Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Requião acusa Jucá de atuar contra medidas do PMDB de combate à corrupção

: Paraná 247 - O senador Roberto Requião (PMDB-PR) voltou a usar a rede social, nesta quinta-feira (1), para criticar governo de Michel Temer. O parlamentar alfinetou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ao dizer que ele "está tomando medidas contra a luta do PMDB do Paraná de enfrentamento à CORRUPPÇÃO". "Aqui tem café no Bule!", disse Requião.
Em diálogos gravados em março passado, o então ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR), atual senador, sugeriu ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado que uma "mudança" no governo federal resultaria em um pacto para "estancar a sangria" representada pela Operação Lava Jato, que investiga ambos. Machado se mostrou preocupado com o envio do seu caso para a PF de Curitiba e chegou a fazer ameaças: "Aí fodeu. Aí fodeu para todo mundo. Como montar uma estrutura para evitar que eu 'desça'? Se eu 'descer'...".
Jucá afirmou que seria necessária uma resposta política: "Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra. Tem que mudar o governo para estancar essa sangria", diz Jucá. Ele acrescentou que um eventual governo Michel Temer deveria construir um pacto nacional "com o Supremo, com tudo". Machado disse: "aí parava tudo" (leia mais aqui).
O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, disse que os áudios revelados pelo delator Sérgio Machado com integrantes do governo Temer e outros peemedebistas mostram um "ataque incisivo" à investigação e ao combate à corrupção.
"São pessoas tramando em segredo contra a Lava Jato. Querem cortar as asas da Justiça e do Ministério Público", afirmou ele à Folha de S. Paulo, que também publicou o relato de Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende Jucá, dizendo que que seu cliente "jamais pensaria em fazer qualquer interferência" na Lava Jato e que as conversas não contêm ilegalidades (leia aqui na matéria de Rubens Paiva).
Pelo Twitter, Requião fez um apelo para a resistência contra os retrocessos sociais. "Vamos reforçar nossas assessorias e resistir ao fim das garantias trabalhista e a privatização da saúde e da educação. Resistir pelo Brasil!", afirmou.
Jucá assume PMDB
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) assumiu definitivamente, nesta quinta-feira (1), a presidência nacional do PMDB, e tem a missão de diminuir rusgas entre aliados de Michel Temer.
Jucá tem como primeira tarefa reduzir o mal-estar criado com aliados como o PSDB e o DEM, revoltados com a postura de considerável parte da bancada de peemedebistas no Senado que manteve os direitos políticos de Dilma Rousseff na véspera, apesar da cassação do mandato. "Essa votação não foi uma definição partidária, não houve fechamento de questão", afirma o senador em documento divulgado por sua assessoria.
Os tucanos também têm criticado o reajuste concedido por Michel Temer a servidores do Ministério Público da União e do Judiciário num momento de crise econômica.
http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/253014/Requião-acusa-Jucá-de-atuar-contra-medidas-do-PMDB-de-combate-à-corrupção.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário