Kremlin critica duramente postura dos EUA em relação aos países dos BRICS
Nesta terça-feira (5), a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova saiu em defesa do Brasil em uma forte declaração contra a política de tarifas de Donald Trump.
O governo dos EUA decidiu endurecer o discurso contra o Brasil no última dia 1 de agosto e Trump também atacou o país após o anúncio de prisão domiciliar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro após violação de medidas restritivas.
Te podría interesar
Segundo Zakharova, uma das figuras mais importantes do governo Putin, Washington tem adotado uma postura neocolonial contra os países do Sul Global.
Além do Brasil, a índia também se tornou alvo das políticas tarifárias de Trump, que quer tarifar o país em 25% por conta da aquisição e revenda de petróleo russo operada pelo país desde 2022.
Te podría interesar
"As sanções e restrições são uma realidade lamentável da etapa histórica atual, que afeta ao mundo inteiro", declarou a porta-voz. Segundo Zakharova, os EUA não aceitam sua perda de hegemoniana ordem multipolar e, por isso, adota "políticas neocoloniais".
"Contrariando os princípios básicos do livre comércio, que os próprios países ocidentais promoveram em seu tempo, há um protecionismo politicamente motivado e um aumento voluntarista das barreiras tarifárias, das quais foi vítima, entre outros, um de nossos principais parceiros — o Brasil", afirmou a porta-voz.
Fonte: https://revistaforum.com.br/global/2025/8/5/russia-sai-em-defesa-do-brasil-apos-tarifao-de-trump-politicas-neocoloniais-184717.html




Nenhum comentário:
Postar um comentário