Páginas

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Vídeos mostram soldados israelenses saqueando casas e lojas em Gaza e destruindo alimentos destinados aos civis

Enquanto as Forças de Defesa de Israel afirmam que civis não são seus alvos, soldados queimam propriedades e verbalizam discursos de ódio contra os palestinos

(Foto: Reprodução/X)

247 - Soldados israelenses estão enfrentando críticas intensas após a circulação de vídeos que mostram militares saqueando residências, ateando fogo em alimentos, destruindo propriedades civis e proferindo discursos de ódio contra os palestinos na Faixa de Gaza, diz reportagem da CNN Brasil.

Em um dos vídeos, um soldado é visto queimando uma pilha de alimentos dentro de um caminhão em Shejaiya, um bairro da cidade de Gaza. O militar afirma: "acendemos a luz neste lugar escuro e queimamos até que não haja nenhum vestígio de todo esse lugar". Outras cenas mostram soldados saqueando e vandalizando propriedades e destruindo veículos e lojas.

Apesar das alegações das Forças de Defesa de Israel (IDF) de não terem como alvo civis, os vídeos revelam soldados desrespeitando a vida da população local. Em uma cena, um soldado vasculha o guarda-roupa de uma mulher, fazendo comentários depreciativos e sexistas sobre as mulheres árabes.

Questionada sobre a autenticidade dos vídeos, a IDF não contestou a veracidade, localização ou o envolvimento de soldados, mas condenou o comportamento dos militares e afirmou que irá adotar medidas disciplinares contra os envolvidos.

Dror Sadot, da organização israelense de direitos humanos B’Tselem, destaca que os vídeos são “mais do que apenas desrespeito e desconsideração, é desumano”. Sadot também disse acreditar que a política das forças de Israel em relação aos palestinos na Faixa de Gaza é uma “vingança” pelo ataque do Hamas em 7 de outubro.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde palestino, desde o início dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, mais de 18.787 palestinos foram mortos. Neste período de tempo, quase 2 milhões de palestinos foram deslocados das suas casas e cerca de 51 mil foram feridos. 

Fonte:  https://www.brasil247.com/mundo/videos-mostram-soldados-israelenses-saqueando-casas-e-lojas-em-gaza-e-destruindo-alimentos-destinados-aos-civis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário