Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Celular Seguro: veja o passo a passo de como bloquear celular roubado na nova plataforma do governo

Por meio de um aplicativo e um site único abrigado no portal Gov.br, ela funcionará como uma espécie de "botão de segurança"

(Foto: Freepik)

247 - O secretário-executivo do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Ricardo Cappelli, anunciou o lançamento do aplicativo ‘Celular Seguro’. A medida que visa combater o roubo de celular, tornando-o inutilizável depois do crime, estará disponível nas lojas virtuais de celulares e computadores a partir da terça-feira (19).

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, afirmou Cappelli.

Além disso, as mensagens via SMS também serão bloqueadas. Para ter acesso à ferramenta é preciso ter cadastro no Gov.br. 

Então, em caso de roubo, a cartilha orienta:

Como registrar ocorrência: Em caso de roubo, perda ou furto do seu aparelho, você, ou a pessoa de confiança indicada, poderá criar uma ocorrência pelo app ou pelo site. Siga os seguintes passos:

-Selecione o número do aparelho em "Meus Telefones" ou "Telefones de Confiança".

-Você verá a lista de todos os aparelhos cadastrados. Selecione aquele que teve o problema.

-Clique no botão "Alerta" para criar uma ocorrência. Registre O QUE, QUANDO e ONDE ocorreu o problema.

-Assim que a ocorrência for emitida, será exibido um número de protocolo, que deve ser guardado. Esse protocolo é formado pela data do registro, o número do telefone bloqueado e o CPF do solicitante.

-Feita a ocorrência, o app fará a integração com as instituições participantes, permitindo o compartilhamento de dados com operadoras de telefonia para a suspensão do dispositivo e dos serviços financeiros ligados a bancos e financeiras.

Fonte:  https://www.brasil247.com/brasil/celular-seguro-veja-o-passo-a-passo-de-como-bloquear-celular-roubado-na-nova-plataforma-do-governo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário