Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Após operação contra garimpeiros, diretor do Ibama é exonerado


Agentes do Ibama apreendem uma carga ilegal de madeira na área indígena de Cachoeira Seca, no Pará


© AP Photo / Vinicius Mendonza / Ibama

Brasil

17:57 14.04.2020(atualizado 20:22 14.04.2020) URL curta

2106

Nos siga no

Nesta terça-feira (14), o governo federal publicou no Diário Oficial da União a exoneração do diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olival Azevedo.

A texto publicado na Seção 2 do DOU é assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A decisão teria sido de "comum acordo", segundo publicou o portal G1.

Azevedo foi nomeado para o cargo ainda em janeiro de 2019. O ex-subcomandante da Polícia Militar Ambiental de São José do Rio Preto, em São Paulo, era considerado uma indicação do próprio ministro Ricardo Salles.

Segundo afirmou o colunista do UOL, Rubens Valente, a exoneração é consequência de uma operação de combate ao garimpo ilegal em três terras indígenas no interior do Pará.

O objetivo da operação seria reprimir o garimpo, o desmatamento, a caça ilegal de animais silvestres e também impedir que invasores levassem a COVID-19 para dentro das terras indígenas. Com o avanço da pandemia, também aumentaram as invasões de terras indígenas, além de um crescimento de 29,9% nos alertas de desmatamento no mês de março deste ano.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), afirmou em sua conta no Twitter que ingressará com uma ação popular contra a exoneração, apontando que o ministro Salles teria agido com desvio de finalidade e violação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência administrativa.


Fabiano Contarato

@ContaratoSenado

Vou ingressar com Ação Popular contra ato do ministro do Meio Ambiente que, hoje, exonerou o diretor de Proteção Ambiental do órgão. O ministro agiu com desvio de finalidade e violação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência administrativa.https://bit.ly/3a7QD9I

Diretor do Ibama é exonerado após operação contra garimpos ilegais

Uma operação de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas levou à exoneração do direto...

noticias.uol.com.br

792

15:36 - 14 de abr de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário