Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Robôs são responsáveis por mais da metade das publicação pró Bolsonaro


As professoras Rose Marie Santini, da UFRJ, e Isabela Kalil, da Fesp, demonstram que robôs responderam por 55% dos 1,2 milhão de posts que usaram a expressão #BolsonaroDay para homenagear o presidente em 15 de março

3 de abril de 2020, 11:48 h Atualizado em 3 de abril de 2020, 12:04Bolsonaro / Fake News/ What's app Bolsonaro / Fake News/ What's app (Foto: Reuters | Reprodução)

247 - Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), obtido em primeira mão pelo Valor, mostra que robôs foram responsáveis por mais da metade das publicações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro no Twitter. Por meio de ferramentas de ciência de dados, as professoras Rose Marie Santini, da UFRJ, e Isabela Kalil, da Fesp, demonstram que robôs responderam por 55% dos 1,2 milhão de posts que usaram a expressão #BolsonaroDay para homenagear o presidente em 15 de março, dia de atos de rua pró-governo. A reportagem é do portal Valor Econômico.

A pesquisa identificou a ação de 23,5 mil usuários não humanos a favor do presidente em um universo total de 66 mil usuários que publicaram a “hashtag” naquele dia. É um exército de “bots” e ciborgues criados, cultivados e programados para fazer bombar o assunto que for conveniente para quem os comanda, no exato momento escohttps://www.brasil247.com/midia/robos-sao-responsaveis-por-mais-da-metade-das-publicacao-pro-bolsonarolhido para o ataque.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário